A Ética da Inteligência Artificial e a sua relação com o Protagonismo dos Agentes Não-Humanos

  • Weysller Matuzinhos de Moura SENAI DR/GO

Resumo


Este trabalho busca apresentar a relação entre a ética da inteligência artificial e o espaço que vem sendo ocupado pelos agentes não-humanos. E, para isso, inicialmente é trazido o conceito de Inteligência Artificial, aqui tratada como um tipo de sistema computacional com capacidade de resolver problemas. Na sequência é apresentada a perspectiva predominantemente centrada na defesa do humano, em um contexto global em que o não-humano ganha cada vez mais espaço, principalmente pela presença proporcionada pelas redes de satélites e de dados que permitem a conexão de humanos que vivem nas áreas mais remotas do globo, além de cada lugar do planeta, incluindo as superfícies das florestas, as montanhas e os oceanos.
Palavras-chave: inteligência artificial, ética, agentes não-humanos, sistemas computacionais, tecnologia

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

CNI. Confederação Nacional da Indústria. Estudos e prospectivas para o futuro da indústria. Brasília, 2020.

DI FELICE, Massimo. A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. São Paulo: Paulus, 2020.

FLORIDI, Luciano. Ethics of Artificial Intelligence: Principles, Challenges, and Opportunities. Luciano Floridi, Oxford University Press. 2023.

LIMA, Adriano da Rocha. O debate ético sobre a inovação tecnológica. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

MARCATO, Gisele Caversan Beltrami. O uso inteligência artificial na prestação jurisdicional brasileira: em questão os valores éticos e constitucionais. 2023. 215 f. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica) - Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho, 2022.

SENADO FEDERAL. BRASIL. Projeto de Lei n° 2338, de 2023. Brasília: Senado Federal. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 ago 2024.

STANFORD UNIVERSITY. Ethics of Artificial Intelligence and Robotics. California: Stanford Encyclopedia of Philosophy. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 set 2024.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Recomendação sobre a ética da inteligência artificial. 2021.
Publicado
05/12/2024
DE MOURA, Weysller Matuzinhos. A Ética da Inteligência Artificial e a sua relação com o Protagonismo dos Agentes Não-Humanos. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 81-88. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.4789.