Ferramenta APlus Dicas com foco no ensino fundamental: matemática para o 6º ano
Resumo
Este trabalho apresenta a ferramenta educacional APlus Dicas para o ensino de matemática no 6º ano do ensino fundamental II, juntamente com sua metodologia proposta. A ferramenta foi concebida para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo recursos interativos e personalizados. Inicialmente, os conteúdos de matemática do ENEM foram abordados. Porém, a ferramenta pode ser empregada em áreas e níveis diversos da educação. Para o ensino de matemática no 6º ano, os resultados preliminares indicam a possibilidade de uma contribuição significativa no engajamento dos alunos, na assimilação do conteúdo programático e no desenvolvimento do raciocínio lógico.
Palavras-chave:
ferramenta educacional, ensino de matemática, ensino fundamental, recursos interativos, raciocínio lógico
Referências
BRASIL (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. MEC/CONSED/UNDIME, Brasília, DF. Disponível em [link].
Fonseca, F. F. and Pinto, L. L. (2012). Uma ferramenta de apoio para professores e estudantes em cursos de pesquisa operacional. In Anais do XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Natal, RN. SOBRAPO.
Júnior, J. R. G. (2018). A Conquista da Matemática. FTD, São Paulo, 4th edition.
Piaget, J. (1976). A equilibração das estruturas cognitivas. Zahar, Rio de Janeiro.
Pinto, L. (2014). Aplus platform. Disponível em [link]. Acesso: 01/11/2024.
Sousa, E. D., Alvarenga, K. B., de Menezes, J. E., Menezes, M. A. F., and de Freitas Vaz, D. A. (2018). Contribuição e avaliação de uma ferramenta de apoio ao ensino de otimização linear. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(3):20–41.
Valente, J. A. (2018). A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In Bacich, L. and Moran, J., editors, Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática, pages 77–108. Penso, Porto Alegre.
Fonseca, F. F. and Pinto, L. L. (2012). Uma ferramenta de apoio para professores e estudantes em cursos de pesquisa operacional. In Anais do XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Natal, RN. SOBRAPO.
Júnior, J. R. G. (2018). A Conquista da Matemática. FTD, São Paulo, 4th edition.
Piaget, J. (1976). A equilibração das estruturas cognitivas. Zahar, Rio de Janeiro.
Pinto, L. (2014). Aplus platform. Disponível em [link]. Acesso: 01/11/2024.
Sousa, E. D., Alvarenga, K. B., de Menezes, J. E., Menezes, M. A. F., and de Freitas Vaz, D. A. (2018). Contribuição e avaliação de uma ferramenta de apoio ao ensino de otimização linear. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(3):20–41.
Valente, J. A. (2018). A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In Bacich, L. and Moran, J., editors, Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática, pages 77–108. Penso, Porto Alegre.
Publicado
05/12/2024
Como Citar
PIRES, Matheus; NUNES, Aline; BERTOL, Miguel; COELHO, Adriano; PINTO, Leizer.
Ferramenta APlus Dicas com foco no ensino fundamental: matemática para o 6º ano. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 178-185.
DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.4845.