Front-end de um Aplicativo de Gestão de Demandas de Infraestrutura no Município de Ceres-Goiás

  • Matheus Medrado dos Santos IFGoiano
  • Rafael Divino Ferreira Feitosa IFGoiano

Resumo


Diante da oportunidade de melhorar a comunicação entre os cidadãos e a Prefeitura de Ceres utilizando tecnologia para informar problemas de infraestrutura da cidade, foi estabelecida uma parceria entre a Prefeitura de Ceres e o *****. A partir dessa parceria foi desenvolvido um aplicativo para auxiliar essas comunicações. O aplicativo facilita a comunicação dos problemas como buracos no asfalto e calçadas, postes sem iluminação e lixo acumulado na rua. O front-end do aplicativo (interface gráfica) foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação dart na sua versão 3.2.6, em conjunto com o framework Flutter na sua versão 3.16.9 e a ferramenta Figma para a prototipação do aplicativo. O back-end do aplicativo foi desenvolvido em um outro projeto. Após a conclusão do aplicativo, ele foi apresentado e disponibilizado para realização de testes controlados antes que fosse liberado para o público geral.
Palavras-chave: aplicativo, infraestrutura, comunicação, problemas urbanos, front-end

Referências

Brasil. Censo 2022 indica que o Brasil totaliza 203 milhões de habitantes. Disponível em: [link]. Publicado em: 28 jun. 2023. Acesso em: 30 out. 2024.

BRINCA, Maria de Jesus Viegas Rodrigues; A Comunicação na Administração Pública: Estudo de Caso do Atendimento da Câmara municipal de Lisboa; Lisboa; 2012

FLUTTER. Adaptive and responsive design in Flutter. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 out. 2024.

FLUTTER. Build for any screen. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 Nov. 2024.

JWT. Introduction to JSON Web Tokens. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 out. 2024.
Publicado
05/12/2024
DOS SANTOS, Matheus Medrado; FERREIRA FEITOSA, Rafael Divino. Front-end de um Aplicativo de Gestão de Demandas de Infraestrutura no Município de Ceres-Goiás. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 207-210. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.4840.