Percepção de Segurança Digital entre Estudantes de Ensino Técnico

  • Elenilton Filho Nunes da Silva IF GOIANO
  • Tiago Cardoso Ferreira IF GOIANO
  • Luanna Fernandes da Silva IF GOIANO
  • Charlles Carvalho de Araújo Ferreira IF GOIANO
  • Ramayane Bonacin Braga IF GOIANO

Resumo


O presente trabalho visa realizar uma análise referente ao conhecimento de estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática para Internet sobre segurança digital. A pesquisa revelou que grande parte dos discentes têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema. Embora a maioria nunca tenha exposto dados privados, muitos não adotam práticas seguras, como excluir informações em computadores compartilhados. Os resultados reforçam a necessidade de educação em segurança digital, propondo atividades práticas para promover uma cultura de proteção digital.
Palavras-chave: segurança digital, educação, ensino técnico, proteção digital, privacidade

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; SILVA, M. G. M. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. E-curriculum, v. 7, n. 1, p. 1-19, 2011.

NASCIMENTO, Edinardo et al. Educação digital: riscos e desafios nas instituições escolares. Revista Tópicos, v. 2, n. 10, 2024. ISSN 2965-6672.

SANTOS, C. Educação, práticas digitais e novos riscos em rede. In: XXVIII WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2022, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2022. p. 338-347. DOI: 10.5753/wie.2022.225607.

SILVA, L.; FRANÇA, R. Educação para a cidadania digital: um mapeamento sobre as práticas de ensino para promover a segurança e a privacidade de dados. In: XXXI WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 2023, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2023. p. 533-544. DOI: 10.5753/wei.2023.230839.
Publicado
05/12/2024
NUNES DA SILVA, Elenilton Filho; FERREIRA, Tiago Cardoso; DA SILVA, Luanna Fernandes; DE ARAÚJO FERREIRA, Charlles Carvalho; BRAGA, Ramayane Bonacin. Percepção de Segurança Digital entre Estudantes de Ensino Técnico. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 223-226. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.4847.