Um Jogo da Memória como Instrumento da Prática Extensionista: Recontando a História das Mulheres na Computação

  • Maria Luiza F. Silva IF GOIANO
  • Sara L. de Farias IF GOIANO
  • Thalia S. de Santana IF GOIANO
  • Ramayane B. Braga IF GOIANO
  • Adriano H. Braga IF GOIANO

Resumo


O projeto Meninas Digitais no Cerrado visa o empoderamento feminino na Computação, atuando nos cursos de ensino médio técnico e superior de informática, além de ações com a comunidade externa. Uma de suas atividades extensionistas é o processo de recontar a história de mulheres com contribuições na área, e para tanto, foi desenvolvido um jogo da memória como estratégia de promoção do protagonismo feminino na Computação. Aplicado a estudantes do 3º ano do ensino fundamental, o jogo apresenta doze mulheres e seus feitos. As oficinas demonstraram a importância de um jogo lúdico para estimular o interesse em ciência ao destacar realizações femininas frequentemente negligenciadas na história da Computação.

Palavras-chave: jogo da memória, mulheres na computação, extensão, protagonismo feminino, ensino fundamental

Referências

Kishimoto, T. M. (1995). O jogo e a educação infantil. Pro-posições, 6(2), 46-63.

Kishimoto, T. M., & Ono, A. T. (2008). Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca. Pro-posições, 19, 209-223.

Maciel, C., Bim, S. A., and da Silva Figueiredo, K. (2018). Digital girls program: disseminating computer science to girls in Brazil. In Proceedings of the 1st International Workshop on Gender Equality in Software Engineering, pages 29–32

Oliveira, L. C., Castelini, P., Leite, P. D. S., Almeida, L. D. A., & Amaral, M. A. (2019). “Personalities”: a participatory approach for gender discussion. Twenty-fifth Americas Conference on Information Systems, 2019. In: AMCIS 2019 Proceedings.

PMD (2024). Programa Meninas Digitais – Relatório Projetos Parceiros, 2023/2024. [link]. Acesso em: 01/11/2024.

Nizer, P., Almeida, C., & Venske, S. (2024b). Explorando a vida de Hedy Lamarr em um jogo motivacional para meninas em STEM. In: Anais do XVIII Women in Information Technology, (pp. 93-103). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2024.2403

Souza, R. R. D., Depianti, J. R. B., Bubadué, R. D. M., Mattos, C. X. D., Esperón, J. M. T., & Cabral, I. E. (2021). Para menino ou menina? Representações culturais de gênero nas embalagens de brinquedos. Texto & Contexto-Enfermagem, 30, e20190391.
Publicado
05/12/2024
SILVA, Maria Luiza F.; DE FARIAS, Sara L.; DE SANTANA, Thalia S.; BRAGA, Ramayane B.; BRAGA, Adriano H.. Um Jogo da Memória como Instrumento da Prática Extensionista: Recontando a História das Mulheres na Computação. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 235-238. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.4855.