Análise do Desenvolvimento de Pensamento Computacional por meio de Ações de Programação Aplicada na Educação Básica

  • Orlando S. S. Filho IF GOIANO
  • Adriano H. Braga IF GOIANO
  • Ramayane B. Braga IF GOIANO
  • Thalia S. Santana IF GOIANO

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) vem sendo cada vez mais reconhecido como um paradigma essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências cruciais na sociedade contemporânea. Diante da legislação vigente, que exige incorporar o ensino de Computação desde a Educação Básica, destaca-se a importância dessa abordagem na melhoria do aprendizado escolar e na utilização mais eficaz das tecnologias em benefício da sociedade. Este trabalho analisa o aprendizado do PC em um curso de programação aplicada realizado com 395 estudantes de escolas públicas das séries finais do Ensino Fundamental do Vale do São Patrício-GO. Apenas 18,4% dos estudantes tinham conhecimento do termo PC e após o curso, 88% declararam possuir confiança em utilizar o PC para resolução de problemas.
Palavras-chave: pensamento computacional, programação, educação básica, aprendizado, habilidades

Referências

França, R., & Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 4, No. 1, p. 1464).

Raiol, A. A., Portela, C. S., Santos, I. M., Viana, J., Santos, V., & Sousa, D. (2023). Um Modelo de Avaliação do Nível de Aprendizagem do Pensamento Computacional Aderente à BNCC. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1801-1812). SBC.

Rossi, M. L., & Aragón, R. (2022). Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental: um relato de experiência. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (pp. 221-230). SBC.
Publicado
05/12/2024
S. FILHO, Orlando S.; BRAGA, Adriano H.; BRAGA, Ramayane B.; SANTANA, Thalia S.. Análise do Desenvolvimento de Pensamento Computacional por meio de Ações de Programação Aplicada na Educação Básica. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 249-250. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5079.