Automação no Eixo Produção de Mudas no Ensino Fundamental Anos Iniciais
Resumo
O uso de tecnologias emergentes na educação tem impulsionado práticas pedagógicas inovadoras. Com isso, no eixo Produção de Mudas (PM), alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental anos iniciais vivenciaram etapas do cultivo de plantas e aprenderam automação com Arduino, construindo um protótipo de sensor de umidade do solo e programando em blocos com o Pictoblox. Essas atividades ampliaram o interesse pelos cuidados automatizados com plantas e conceitos de programação, promovendo curiosidade, pensamento crítico e alfabetização científica alinhada com a BNCC, unindo teoria e prática de forma interdisciplinar.
Referências
Machado, V., Amorim, T., & Barros, P. (2021). Interdisciplinaridade no ensino de física e computação na educação básica: relato de experiência de um curso de formação inicial e continuada sob a perspectiva na construção de experimentos. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, (pp. 246-254). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/educomp.2021.14491