Automação no Eixo Produção de Mudas no Ensino Fundamental Anos Iniciais

  • Isaque P. Romualdo IFGoiano
  • Gabriel V. A. Santos IFGoiano
  • Ramayane B. Braga IFGoiano
  • Marcela D. França IFGoiano

Resumo


O uso de tecnologias emergentes na educação tem impulsionado práticas pedagógicas inovadoras. Com isso, no eixo Produção de Mudas (PM), alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental anos iniciais vivenciaram etapas do cultivo de plantas e aprenderam automação com Arduino, construindo um protótipo de sensor de umidade do solo e programando em blocos com o Pictoblox. Essas atividades ampliaram o interesse pelos cuidados automatizados com plantas e conceitos de programação, promovendo curiosidade, pensamento crítico e alfabetização científica alinhada com a BNCC, unindo teoria e prática de forma interdisciplinar.

Palavras-chave: automação, arduino, ensino fundamental, produção de mudas, programação

Referências

Barreto, A., Boente, A., & Rosa, P. (2023). Cognição através da Robótica Educacional: Perspectivas no desenvolvimento das Ciências. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 271-281). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wei.2023.230732.

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Publicado
05/12/2024
ROMUALDO, Isaque P.; SANTOS, Gabriel V. A.; BRAGA, Ramayane B.; FRANÇA, Marcela D.. Automação no Eixo Produção de Mudas no Ensino Fundamental Anos Iniciais. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 253-254. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5080.