Um Relato de Experiências sobre Ensino de Pensamento Computacional para o Programa Educacional Bombeiros Mirins no Estado de Goiás

  • Matheus Rodrigues Alves IF Goiano
  • Arthur Henrique Dias Do Couto IF Goiano
  • Adriano Honorato Braga IF Goiano
  • Ramayane Bonacin Braga IF Goiano
  • Thalia Santos de Santana IF Goiano

Resumo


Este relato apresenta o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) no Programa Bombeiros Mirins, realizado com estudantes do Ensino Fundamental em Ceres - Goiás, pelo Campus do IF Goiano. O projeto promoveu a inclusão digital e abordou pilares de PC e conceitos como números binários por meio de aulas teóricas e práticas. A iniciativa evidenciou o papel transformador da tecnologia como estratégia para divulgação e atração de talentos em Computação.
Palavras-chave: pensamento computacional, inclusão digital, ensino fundamental, números binários, tecnologia

Referências

Lima, B. A. J. D., Santana, J. T. O., & Barreto, M. H. B. (2022). Tecnologia da informação: informática na sociedade. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos, 2022.

Ribeiro, L., Castro, A., Fröhlich, A. A., Ferraz, C. A. G., Ferreira, C. E., Serey, D., de Angelis Cordeiro, D., Aires, J., Bigolin, N., and Cavalheiro, S. (2019). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o ensino de Computação na educação básica. Sociedade Brasileira de Computação.
Publicado
05/12/2024
ALVES, Matheus Rodrigues; DIAS DO COUTO, Arthur Henrique; BRAGA, Adriano Honorato; BRAGA, Ramayane Bonacin; DE SANTANA, Thalia Santos. Um Relato de Experiências sobre Ensino de Pensamento Computacional para o Programa Educacional Bombeiros Mirins no Estado de Goiás. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 255-256. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5090.