Um Relato de Experiência de Ensino de Raciocínio Lógico na Educação Básica por meio de Treinamentos para a Olimpíada Brasileira de Informática

  • Matheus Rodrigues Alves IF GOIANO
  • Carlos Henrique Mota Martins IF GOIANO
  • Gabriel Victor Alves Santos IF GOIANO
  • Adriano Honorato Braga IF GOIANO
  • Ramayane Bonacin Braga IF GOIANO
  • Thalia Santos de Santana IF GOIANO

Resumo


Este trabalho se trata de um relato de experiência de cursos preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Informática, com intuito de preparar estudantes na Modalidade de Iniciação e Programação para resolver problemas de raciocínio lógico. Essas atividades foram desenvolvidas com estudantes da comunidade externa do ensino fundamental e do ensino médio no Campus Ceres do IF Goiano. A execução do projeto permitiu impulsionar o conhecimento e o estímulo da informática aos discentes envolvidos.
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Informática, raciocínio lógico, ensino de programação, educação básica, pensamento computacional

Referências

Santos, C., Araújo, R., & Pereira, J. (2024). Utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em problemas para treinamento de programação competitiva com estudantes do ensino médio. In Anais Estendidos do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, (pp. 39-40). Porto Alegre: SBC.

Martins, W. S. (2011). Jogos de Lógica: divirta-se e prepare-se para a Olimpíada Brasileira de Informática. Goiânia: Editora Vieira, 2011. 154 p.

TIOBE (2024). “Tiobe Index”, [link], Novembro.
Publicado
05/12/2024
ALVES, Matheus Rodrigues; MOTA MARTINS, Carlos Henrique; ALVES SANTOS, Gabriel Victor; BRAGA, Adriano Honorato; BRAGA, Ramayane Bonacin; DE SANTANA, Thalia Santos. Um Relato de Experiência de Ensino de Raciocínio Lógico na Educação Básica por meio de Treinamentos para a Olimpíada Brasileira de Informática. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 257-258. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5089.