Um Relato de Experiência de Ensino de Raciocínio Lógico na Educação Básica por meio de Treinamentos para a Olimpíada Brasileira de Informática
Resumo
Este trabalho se trata de um relato de experiência de cursos preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Informática, com intuito de preparar estudantes na Modalidade de Iniciação e Programação para resolver problemas de raciocínio lógico. Essas atividades foram desenvolvidas com estudantes da comunidade externa do ensino fundamental e do ensino médio no Campus Ceres do IF Goiano. A execução do projeto permitiu impulsionar o conhecimento e o estímulo da informática aos discentes envolvidos.
Palavras-chave:
Olimpíada Brasileira de Informática, raciocínio lógico, ensino de programação, educação básica, pensamento computacional
Referências
Santos, C., Araújo, R., & Pereira, J. (2024). Utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em problemas para treinamento de programação competitiva com estudantes do ensino médio. In Anais Estendidos do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, (pp. 39-40). Porto Alegre: SBC.
Martins, W. S. (2011). Jogos de Lógica: divirta-se e prepare-se para a Olimpíada Brasileira de Informática. Goiânia: Editora Vieira, 2011. 154 p.
TIOBE (2024). “Tiobe Index”, [link], Novembro.
Martins, W. S. (2011). Jogos de Lógica: divirta-se e prepare-se para a Olimpíada Brasileira de Informática. Goiânia: Editora Vieira, 2011. 154 p.
TIOBE (2024). “Tiobe Index”, [link], Novembro.
Publicado
05/12/2024
Como Citar
ALVES, Matheus Rodrigues; MOTA MARTINS, Carlos Henrique; ALVES SANTOS, Gabriel Victor; BRAGA, Adriano Honorato; BRAGA, Ramayane Bonacin; DE SANTANA, Thalia Santos.
Um Relato de Experiência de Ensino de Raciocínio Lógico na Educação Básica por meio de Treinamentos para a Olimpíada Brasileira de Informática. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 257-258.
DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5089.