Meninas Digitais no Cerrado: trabalhando o tripé de ensino, pesquisa e extensão em um projeto de empoderamento feminino na tecnologia
Resumo
Este trabalho apresenta as atividades realizadas pelo projeto Meninas Digitais no Cerrado do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, voltado ao empoderamento feminino na área de Computação. Em 2024, o projeto promoveu ações de ensino, pesquisa e extensão direcionadas a estudantes desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Essa iniciativa evidenciou o entusiasmo e o crescente interesse das participantes, contribuindo para o fortalecimento e incentivo à entrada de mulheres na área de Tecnologia da Informação (TI).
Palavras-chave:
empoderamento feminino, tecnologia, computação, ensino, extensão
Referências
Menezes, S. K.O, & Santos, M. D. F. (2021). Gênero na educação em computação no brasil e o ingresso de meninas na área–uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 456-484.
Sleutjes, M. H. S. C. (1999). Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, 33(3), 99-a.
Sleutjes, M. H. S. C. (1999). Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, 33(3), 99-a.
Publicado
05/12/2024
Como Citar
SILVA, Maria Luiza F.; DE FARIAS, Sara L.; DE SANTANA, Thalia S.; BRAGA, Ramayane B.; BRAGA, Adriano H..
Meninas Digitais no Cerrado: trabalhando o tripé de ensino, pesquisa e extensão em um projeto de empoderamento feminino na tecnologia. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 259-260.
DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5093.