Estudo de Caso: Desafios de Acessibilidade e Experiências de Jogadores em Jogos Digitais
Resumo
Este estudo aborda a acessibilidade nos jogos digitais, analisando como os jogos se adaptam às necessidades de jogadores com deficiências. A pesquisa envolveu 33 participantes de diferentes regiões do Brasil, avaliando seu conhecimento sobre recursos de acessibilidade e as dificuldades enfrentadas. Os resultados indicam lacunas significativas na acessibilidade oferecida pelos jogos, evidenciando a necessidade de melhorias para promover uma experiência inclusiva para todos os usuários.
Palavras-chave:
acessibilidade, jogos digitais, inclusão, jogadores, deficiências
Referências
De Andrade, L. H. F. B., Da Costa, R. M. E. M., & Werneck, V. M. B. (2021, October). Acessibilidade em jogos: Um mapeamento sistemático. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 840-848). SBC.
Civil, C. (2015). Lei Nº 13.146, de 6 de julho 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília.
Denardin, R. G., Londero, F. T., Chagas, G., Silva, R. F., & Orselli, M. I. (2019). Acessibilidade nos jogos digitais como meio de inclusão social. In Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (pp. 346-349).
Civil, C. (2015). Lei Nº 13.146, de 6 de julho 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília.
Denardin, R. G., Londero, F. T., Chagas, G., Silva, R. F., & Orselli, M. I. (2019). Acessibilidade nos jogos digitais como meio de inclusão social. In Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (pp. 346-349).
Publicado
05/12/2024
Como Citar
COUTO, Arthur Henrique D.; PEREIRA, Matheus Felipe B.; GOMES, Samuel Antunes O.; MACHADO, Janiele de Farias.
Estudo de Caso: Desafios de Acessibilidade e Experiências de Jogadores em Jogos Digitais. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 265-266.
DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5058.