Ciência e Tecnologia na Educação Básica: Aprendendo a Programar e Resolução de Problemas

  • Gabriel Victor A. Santos IF Goiano
  • Isaque P. Romualdo IF Goiano
  • Ramayane H. Braga IF Goiano
  • Marcela D. França IF Goiano

Resumo


Este artigo relata as atividades do eixo Práticas Científicas do projeto Caminhos da Ciência e Tecnologia, que introduz o pensamento computacional e a robótica a alunos do Ensino Fundamental I. Utilizando práticas plugadas e desplugadas, como o Labirinto da Computação e a Hora do Código, o projeto promoveu habilidades como lógica, abstração e cooperação. Os resultados demonstraram um impacto positivo no interesse e no aprendizado tecnológico das crianças, incentivando o letramento científico de forma lúdica e interativa.
Palavras-chave: pensamento computacional, robótica, ensino fundamental, letramento científico, habilidades

Referências

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ELIA, M. F. A história da informática na educação no Brasil: uma narrativa em construção. Informática na educação: sociedade e políticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação CEIE-SBC, v. 4.) Disponível em: [link].

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Publicado
05/12/2024
SANTOS, Gabriel Victor A.; ROMUALDO, Isaque P.; BRAGA, Ramayane H.; FRANÇA, Marcela D.. Ciência e Tecnologia na Educação Básica: Aprendendo a Programar e Resolução de Problemas. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 267-268. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5075.