Ciência e Tecnologia na Educação Básica: Aprendendo a Programar e Resolução de Problemas
Resumo
Este artigo relata as atividades do eixo Práticas Científicas do projeto Caminhos da Ciência e Tecnologia, que introduz o pensamento computacional e a robótica a alunos do Ensino Fundamental I. Utilizando práticas plugadas e desplugadas, como o Labirinto da Computação e a Hora do Código, o projeto promoveu habilidades como lógica, abstração e cooperação. Os resultados demonstraram um impacto positivo no interesse e no aprendizado tecnológico das crianças, incentivando o letramento científico de forma lúdica e interativa.
Palavras-chave:
pensamento computacional, robótica, ensino fundamental, letramento científico, habilidades
Referências
Wing J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM. 2006;49(3):33-35.
ELIA, M. F. A história da informática na educação no Brasil: uma narrativa em construção. Informática na educação: sociedade e políticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação CEIE-SBC, v. 4.) Disponível em: [link].
BRASIL. Ministério da Educação. Anexo ao Parecer Conselho Nacional de Educação (CNE)/Câmara de Educação Básica (CEB) n° 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: [link].
ELIA, M. F. A história da informática na educação no Brasil: uma narrativa em construção. Informática na educação: sociedade e políticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação CEIE-SBC, v. 4.) Disponível em: [link].
BRASIL. Ministério da Educação. Anexo ao Parecer Conselho Nacional de Educação (CNE)/Câmara de Educação Básica (CEB) n° 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: [link].
Publicado
05/12/2024
Como Citar
SANTOS, Gabriel Victor A.; ROMUALDO, Isaque P.; BRAGA, Ramayane H.; FRANÇA, Marcela D..
Ciência e Tecnologia na Educação Básica: Aprendendo a Programar e Resolução de Problemas. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 12. , 2024, Ceres/GO.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 267-268.
DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2024.5075.