Avaliação de Acessibilidade na Web Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira: um Estudo de Caso

  • Walison Matheus Ferreira Gouveia PUC-Goiás
  • Giordana de Farias F. B. Bucci UFG
  • Ana Luísa de Bastos Chagas UFG
  • Fabrizzio Soares PUC-Goiás
  • Juliana Felix PUC-Goiás / UFG

Resumo


Este artigo apresenta uma avaliação técnica de acessibilidade aplicada a um exercício introdutório da plataforma Duolingo, amplamente utilizada no ensino de línguas estrangeiras. O objetivo foi verificar o grau de conformidade do conteúdo com as diretrizes do Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) utilizando a ferramenta automatizada WAVE. A análise identificou a presença de barreiras relacionadas principalmente à falta de descrições alternativas em elementos visuais e ao contraste inadequado em componentes interativos, aspectos que podem comprometer a experiência de usuários com deficiência visual ou daltonismo. Os resultados evidenciam que, embora a plataforma adote práticas modernas de design responsivo, ainda há lacunas significativas no atendimento aos princípios de percepção e robustez definidos pela WCAG.
Palavras-chave: Acessibilidade na Web, WCAG, Duolingo, Ensino de Línguas, WAVE

Referências

Berners-Lee, T. (1994). Formação do world wide web consortium (w3c). [link]. Acesso em: 05 out. 2025.

Caldwell, B., Cooper, M., Reid, L. G., Vanderheiden, G., Chisholm, W., Slatin, J., and White, J. (2008). Web content accessibility guidelines (wcag) 2.0. WWW Consortium (W3C), 290(1-34):5–12.

Droutsas, N., Spyridonis, F., Daylamani-Zad, D., and Ghinea, G. (2025). Web accessibility barriers and their cross-disability impact in esystems: A scoping review. Computer Standards & Interfaces, 92:103923.

Godwin-Jones, R. (2011). Mobile apps for language learning. Language Learning & Technology, 15(2):2–11.

Godwin-Jones, R. (2017). Smartphones and language learning. Language Learning & Technology, 21(2):3–17.

Grenier, G. and Zhang, W. (2024). The value of language skills. IZA World of Labor. ed. University of Ottawa, Shandong University.

Kramsch, C. (2014). Teaching foreign languages in an era of globalization: Introduction. The Modern Language Journal, 98.

Marques-Schäfer, G. and Orlando, A. A. d. S. (2018). Concepções de aprendizagem de línguas e o duolingo... Texto Livre, 11(3):228–251.

Quespaz-Sanchez, T. C.-J. (2024). A closer look at mooc accessibility: Comparing local and global platforms with wcag 3.0 in mind. International Journal of Information and Education Technology, 14(7):1006–1015.

Santos, W. D. d., Sestito, C. D. d. O., and Barbosa, E. F. (2021). Recomendações de acessibilidade para recursos educacionais abertos com foco em pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:957–979.

Seixas Pereira, L. and Duarte, C. (2025). Evaluating and monitoring digital accessibility: practitioners’ perspectives on challenges and opportunities. Universal Access in the Information Society, 24(3):2553–2571.

Singh, U., Divya Venkatesh, J., Muraleedharan, A., Saluja, K. S., J H, A., and Biswas, P. (2024). Accessibility analysis of educational websites using wcag 2.0. Digit. Gov.: Res. Pract., 5(3).

WebAIM (2025). Wave web accessibility evaluation tool. [link]. Acesso em: 03 set. 2025.

World Wide Web Consortium (W3C) (2018). Web content accessibility guidelines (wcag) version 2.1. W3C Recommendation. Recomendações e critérios de sucesso para tornar o conteúdo web mais acessível. Acessado em: 14 de novembro de 2025. URL: [link].
Publicado
04/12/2025
GOUVEIA, Walison Matheus Ferreira; BUCCI, Giordana de Farias F. B.; CHAGAS, Ana Luísa de Bastos; SOARES, Fabrizzio; FELIX, Juliana. Avaliação de Acessibilidade na Web Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira: um Estudo de Caso. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 13. , 2025, Luziânia/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 272-281. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2025.17144.