Usabilidade e Engajamento em Jogos Casuais Diários: Estudo de Caso do Guess Of Dreams

  • Avelar R. de Sousa IFPI
  • Carlos Henrique S. Barros IFPI
  • Camilla S. Sousa IFPI

Resumo


Este trabalho apresenta o Guess Of Dreams, um jogo casual diário de adivinhação inspirado no Wordle, que retorna feedback imediato e pistas multimodais para o usuário adivinhar um personagem. A avaliação empírica no IFPI—Campus Picos e em eventos coletou 155 respostas via Google Forms; os indicadores mostraram clareza de regras (89,0%), diversão (95,5%), intenção de retorno (88,4%), recomendação (96,1%) e satisfação média de 8,83 (mediana 9,0), validando a relação entre decisões de design, usabilidade e engajamento.
Palavras-chave: Guess Of Dreams, Jogos Casuais Diários, Usabilidade, Engajamento, Feedback

Referências

CLARK, J. M.; PAIVIO, A. Dual coding theory and education. Educational Psychology Review, v. 3, n. 3, p. 149–210, 1991. Disponível em: [link].

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York: Harper & Row, 1990. ISBN 9780060162535.

DANESI, M. The Semiotics of Emoji: The Rise of Visual Language in the Age of the Internet. London: Bloomsbury Academic, 2016. ISBN 9781474281997. Disponível em: [link].

HUNICKE, R.; LEBLANC, M.; ZUBEK, R. Mda: A formal approach to game design and game research. In: Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI. [s.n.], 2004. Disponível em: [link].

LOKSHTANOV, D.; SUBERCASEAUX, B. Wordle is np-hard. In: Proceedings of FUN 2022 (12th International Conference on Fun with Algorithms). Schloss Dagstuhl–Leibniz-Zentrum für Informatik, 2022. (LIPIcs, v. 226), p. 19:1–19:18. Disponível em: [link].

MAYER, R. E. Multimedia Learning. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 2009. Disponível em: [link].

NIELSEN, J. 10 Usability Heuristics for User Interface Design (Updated). 2024. Updated overview of the widely used usability heuristics. Disponível em: [link].

NORMAN, D. The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. New York: Basic Books, 2013. ISBN 9780465050659.

SWELLER, J.; MERRIËNBOER, J. J. G. van; PAAS, F. G. W. C. Cognitive architecture and instructional design: 20 years later. Educational Psychology Review, v. 31, n. 2, p. 261–292, 2019.
Publicado
04/12/2025
DE SOUSA, Avelar R.; BARROS, Carlos Henrique S.; SOUSA, Camilla S.. Usabilidade e Engajamento em Jogos Casuais Diários: Estudo de Caso do Guess Of Dreams. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE GOIÁS (ERI-GO), 13. , 2025, Luziânia/GO. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 345-348. DOI: https://doi.org/10.5753/erigo.2025.16981.