O Impacto do Pensamento Computacional no Desenvolvimento Cognitivo: Um Relato de experiência em Escola Pública
Resumo
O artigo relata os resultados de um curso introdutório ao pensamento computacional aplicado a alunos do ensino médio de uma escola pública, como parte de um projeto de extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia. O curso, intitulado “Pensamento Computacional e Metodologia 7Cs,” visou antecipar o ensino de algoritmos utilizando a Metodologia 7Cs para tornar o aprendizado mais colaborativo e significativo, focando no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ministrado por discentes de Licenciatura em Computação, o curso integrou atividades algorítmicas do cotidiano. Os resultados indicam que a iniciativa foi produtiva, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração em grupo.
Palavras-chave:
Pensamento computacional, desenvolvimento cognitivo, escola pública
Referências
LESH, R. Beyond constructivism: identifying mathematical abilities that are most needed for success beyond school in an age of information. Mathematics Education.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, 2006.
GROVER, Shuchi; PEA, Roy. Computational thinking in K–12: A review of the state of the field. Educational researcher, v. 42, n. 1, p. 38-43, 2013.
BERS, Marina Umaschi. Coding as a playground: Programming and computational thinking in the early childhood classroom. Routledge, 2018.
LIMA, Árllon C. Metodologia 7Cs: uma proposta de ensino e aprendizagem para disciplinas introdutórias à programação. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
RIBEIRO, L., CASTRO, A., FRÖHLICH, A. A., FERRAZ, C. A. G., FERREIRA, C. E., SEREY, D., de ANGELIS Cordeiro, D. A., AIRES, J., Bigolin, N., CAVALHEIRO, S. Diretrizes da sociedade brasileira de computação para o ensino de computação na educação básica. Sociedade Brasileira de Computação. Research Journal, v. 12, n. 3, p. 177–195, 2019.
SILVA, J. C. Ensino de Programação para alunos do Ensino Básico: Um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil. Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus IV –Rua da Mangueira, s/n, Companhia de Tecidos Rio Tinto, 2017.
GUTTAG, John V. Introduction to Computation and Programming Using Python. Cambridge: MIT Press, 2013.
VICKERS, Paul. How to Think Like a Programmer: Problem Solving for the Bewildered. London: Cengage Learning, 2008.
SCHERER, R. et al. Some Evidence on the Cognitive Benefits of Learning to Code, v. 12, p. 559424, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 03/09/2024.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, 2006.
GROVER, Shuchi; PEA, Roy. Computational thinking in K–12: A review of the state of the field. Educational researcher, v. 42, n. 1, p. 38-43, 2013.
BERS, Marina Umaschi. Coding as a playground: Programming and computational thinking in the early childhood classroom. Routledge, 2018.
LIMA, Árllon C. Metodologia 7Cs: uma proposta de ensino e aprendizagem para disciplinas introdutórias à programação. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
RIBEIRO, L., CASTRO, A., FRÖHLICH, A. A., FERRAZ, C. A. G., FERREIRA, C. E., SEREY, D., de ANGELIS Cordeiro, D. A., AIRES, J., Bigolin, N., CAVALHEIRO, S. Diretrizes da sociedade brasileira de computação para o ensino de computação na educação básica. Sociedade Brasileira de Computação. Research Journal, v. 12, n. 3, p. 177–195, 2019.
SILVA, J. C. Ensino de Programação para alunos do Ensino Básico: Um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil. Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus IV –Rua da Mangueira, s/n, Companhia de Tecidos Rio Tinto, 2017.
GUTTAG, John V. Introduction to Computation and Programming Using Python. Cambridge: MIT Press, 2013.
VICKERS, Paul. How to Think Like a Programmer: Problem Solving for the Bewildered. London: Cengage Learning, 2008.
SCHERER, R. et al. Some Evidence on the Cognitive Benefits of Learning to Code, v. 12, p. 559424, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 03/09/2024.
Publicado
26/09/2024
Como Citar
S. JÚNIOR, Marcos A. R. De; BITENCOURT, Salomão C.; FERNANDES, Tatiana D.; SOUZA, Decíola F. De.
O Impacto do Pensamento Computacional no Desenvolvimento Cognitivo: Um Relato de experiência em Escola Pública. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA NORTE 2, 12. , 2024, Pará/PA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1-6.
DOI: https://doi.org/10.5753/erin.2024.4537.