O Impacto do Pensamento Computacional no Desenvolvimento Cognitivo: Um Relato de experiência em Escola Pública

  • Marcos A. R. De S. Júnior UFRA
  • Salomão C. Bitencourt UFRA
  • Tatiana D. Fernandes UFRA
  • Decíola F. De Souza UFRA

Resumo


O artigo relata os resultados de um curso introdutório ao pensamento computacional aplicado a alunos do ensino médio de uma escola pública, como parte de um projeto de extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia. O curso, intitulado “Pensamento Computacional e Metodologia 7Cs,” visou antecipar o ensino de algoritmos utilizando a Metodologia 7Cs para tornar o aprendizado mais colaborativo e significativo, focando no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ministrado por discentes de Licenciatura em Computação, o curso integrou atividades algorítmicas do cotidiano. Os resultados indicam que a iniciativa foi produtiva, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração em grupo.
Palavras-chave: Pensamento computacional, desenvolvimento cognitivo, escola pública

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Publicado
26/09/2024
S. JÚNIOR, Marcos A. R. De; BITENCOURT, Salomão C.; FERNANDES, Tatiana D.; SOUZA, Decíola F. De. O Impacto do Pensamento Computacional no Desenvolvimento Cognitivo: Um Relato de experiência em Escola Pública. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA NORTE 2 (ERIN 2), 12. , 2024, Pará/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.5753/erin.2024.4537.