Ensino da História da Cabanagem através do jogo "O Cabano"
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital, chamado "O Cabano", o qual tem o objetivo de auxiliar na aprendizagem sobre a Cabanagem. Os testes iniciais foram baseados na ferramenta PETESE e os resultados mostraram 100% que o design é agradável, 66,6% que os termos utilizados no jogo estão corretos e foram adaptados ao público-alvo, porém existem ajustes a serem realizados na parte referente à ajuda, por exemplo.
Palavras-chave:
Jogo digital, PETESE, cabanagem
Referências
BRASIL, M. d. E. (2018). Base nacional comum curricular. DOI: 10.1016/j.promfg.2015.07.895. (Acesso em: 24 de ago de 2024).
Coomans, S. and Lacerda, G. S. (2015). Petese, a pedagogical ergonomic tool for educational software evaluation. DOI: 10.1016/j.promfg.2015.07.895. (Acesso em: 24 de out de 2023).
Hunicke, R., LeBlanc, M., and Zubek, R. (2004). Mda: A formal approach to game design and game research.
Sousa, D. B. N. (2017). Utilização de jogos educativos digitais no processo ensino-aprendizagem. Monografia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
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Sousa, D. B. N. (2017). Utilização de jogos educativos digitais no processo ensino-aprendizagem. Monografia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Publicado
26/09/2024
Como Citar
CARVALHO JUNIOR, Pedro Inácio de; ARAÚJO, Fabíola.
Ensino da História da Cabanagem através do jogo "O Cabano". In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA NORTE 2, 12. , 2024, Pará/PA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 44-49.
DOI: https://doi.org/10.5753/erin.2024.4543.