Acelerando o Aprendizado em Engenharia de Software: Uma Abordagem Pedagogica com Protótipos Gerados por IA na Educação Profissional e Tecnológica

  • Jose Anderson Carvalho Brasil IFAP

Resumo


O ensino de Engenharia de Software enfrenta desafios na integração entre teoria e prática. Este artigo apresenta uma abordagem pedagógica que utiliza inteligência artificial generativa para apoiar a construção de protótipos baseados em requisitos funcionais e não funcionais, metodologias ágeis e prototipação iterativa. Aplicada na Licenciatura em Informática, a proposta envolveu o desenvolvimento de um sistema de chamados com apoio da IA para acelerar a codificação. Os resultados apontam avanços na compreensão conceitual, no engajamento dos estudantes e no desenvolvimento de competências alinhadas à Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Educação

Referências

Beck, K., Beedle, M., van Bennekum, A., Cockburn, A., Cunningham, W., Fowler, M., Grenning, J., Highsmith, J., Hunt, A., Jeffries, R., Kern, J., Marick, B., Martin, R. C., Mellor, S., Schwaber, K., Sutherland, J., and Thomas, D. (2001). Manifesto for agile software development. [link]. Acesso em: 19 jul. 2025.

Blikstein, P. (2013). FabLabs: Of machines, makers and inventors. Transcript Publishers, Munich.

Brasil (2008). Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Brasília.

Ciavatta, M., Frigotto, G., and Ramos, M. (2005). A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Cortez, São Paulo.

Holmes, W., Tuomi, I., Persson, O.-P., Taddeo, M., and Floridi, L. (2022). Artificial Intelligence in Education: Promise and Implications for Teaching and Learning. UNESCO, Paris.

Kenski, V. M. (2012). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus, Campinas.

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, New York.

Valente, J. A. (2019). A construção do conhecimento na era digital. Unicamp/NIED, Campinas.

Vygotsky, L. S. (2007). A formação social da mente. Martins Fontes, São Paulo.
Publicado
13/08/2025
BRASIL, Jose Anderson Carvalho. Acelerando o Aprendizado em Engenharia de Software: Uma Abordagem Pedagogica com Protótipos Gerados por IA na Educação Profissional e Tecnológica. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA NORTE 2 (ERIN 2), 18. , 2025, Macapá/AP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 19-24. DOI: https://doi.org/10.5753/erin.2025.16009.