Roboticando Entre as Ciências e a Matemática: Um relato de Experiência a Partir da Robótica Alternativa Educacional

  • Elender K. Souza UFRR
  • Simone de Almeida D. Leal UNIFAP

Resumo


Este artigo relata a oficina “Robótica Alternativa Educacional” no IFAP, com licenciandos de Física, Matemática e Informática. A proposta integrou teoria e prática com metodologias ativas e materiais recicláveis. As atividades estimularam criatividade, protagonismo e interdisciplinaridade, culminando em uma competição de robôs. A experiência mostrou-se viável em contextos com poucos recursos, fortalecendo a formação docente. A avaliação evidenciou a robótica como ferramenta inclusiva, inovadora e eficaz na educação pública.

Palavras-chave: Robótica, Reciclagem, Relato

Referências

BARROWS, H. S., & TAMBLYN, R. M. (1980). Problem-based learning: An approach to medical education. Springer Publishing Company.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: educação como prática da liberdade revisitada. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2022.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.

SOUZA, Elender Keuly de; DIAS, Klenilmar Lopes. Aplicação da robótica alternativa e a experimentação do laboratório remoto virtual de robótica alternativa labRVRA. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. 1–4, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 maio. 2025.
Publicado
13/08/2025
SOUZA, Elender K.; LEAL, Simone de Almeida D.. Roboticando Entre as Ciências e a Matemática: Um relato de Experiência a Partir da Robótica Alternativa Educacional. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA NORTE 2 (ERIN 2), 18. , 2025, Macapá/AP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 37-42. DOI: https://doi.org/10.5753/erin.2025.15878.