A Cidadania Digital e o Acesso à Justiça Social no Amapá: Uma Experiência Formativa com Populações Vulneráveis
Resumo
Este artigo apresenta a experiência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) no Amapá com a realização de cursos de informática para grupos socialmente vulneráveis, como pessoas em situação de rua e indígenas de etnias amazônicas. A ação amplia o papel tradicional da Justiça do Trabalho, contribuindo para a inclusão digital e o fortalecimento da cidadania. Fundamentado em autores como Cappelletti, Boaventura de Sousa Santos e Honneth, o curso foi adaptado às especificidades regionais e culturais, utilizando metodologias ativas e significativas. A experiência mostra o potencial transformador de parcerias entre instituições públicas e academia na promoção do acesso à justiça por meio da educação digital.
Palavras-chave:
Cidadania Digital, Justiça Social, Populações Vulneráveis
Referências
BRUNER, Jerome. The process of education. Cambridge: Harvard University Press, 1960.
CAMP. Mapeamento da população em situação de rua: Região Metropolitana de Porto Alegre [2017]. Porto Alegre: Centro de Assessoria Multiprofi ssional, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jul. 2025.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfl eet. Porto Alegre: S. A. Fabris, 2015.
KAPP, Karl M. The gamifi cation of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: John Wiley & Sons, 2012.
PIAGET, Jean. Development and learning. Reading in child behavior and development, p. 38–46, 1972.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez, 2007.
SKINNER, B. F. An operant analysis of problem solving. In: SKINNER, B. F. Contingencies of reinforcement: a theoretical analysis. New York: Appleton-Century-Crofts, 1969. p. 133-171.
LEISS, L. Gamifi cation in education—teachers' perspectives through the theory of planned behavior. Frontiers in Psychology, 2025. DOI: 10.3389/fpsyg.2025.1571463
Triantafyllou, S.A., Georgiadis, C. & Sapounidis, T. Gamifi cation in education and training: A literature review. Int Rev Educ 71, 483–517 (2025). DOI: 10.1007/s11159-024-10111-8
CAMP. Mapeamento da população em situação de rua: Região Metropolitana de Porto Alegre [2017]. Porto Alegre: Centro de Assessoria Multiprofi ssional, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jul. 2025.
CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfl eet. Porto Alegre: S. A. Fabris, 2015.
KAPP, Karl M. The gamifi cation of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: John Wiley & Sons, 2012.
PIAGET, Jean. Development and learning. Reading in child behavior and development, p. 38–46, 1972.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez, 2007.
SKINNER, B. F. An operant analysis of problem solving. In: SKINNER, B. F. Contingencies of reinforcement: a theoretical analysis. New York: Appleton-Century-Crofts, 1969. p. 133-171.
LEISS, L. Gamifi cation in education—teachers' perspectives through the theory of planned behavior. Frontiers in Psychology, 2025. DOI: 10.3389/fpsyg.2025.1571463
Triantafyllou, S.A., Georgiadis, C. & Sapounidis, T. Gamifi cation in education and training: A literature review. Int Rev Educ 71, 483–517 (2025). DOI: 10.1007/s11159-024-10111-8
Publicado
13/08/2025
Como Citar
CRUZ, Ramon T.; SANTOS, Evelyn F. dos; QUEMENER, Fernando B.; MELO, Gabriel L. de; SANTOS, Alex B. dos.
A Cidadania Digital e o Acesso à Justiça Social no Amapá: Uma Experiência Formativa com Populações Vulneráveis. In: ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA NORTE 2 (ERIN 2), 18. , 2025, Macapá/AP.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 67-72.
DOI: https://doi.org/10.5753/erin.2025.16147.