Analisando o impacto e a capacidade de mitigação de sequestro de prefixos com base na conectividade
Resumo
Neste estudo, investiga-se a influência das conexões com provedores de tier-1 no desempenho de redes quando submetidas a eventos de sequestro de prefixos, por meio de experimentos que avaliam como diferentes configurações de conectividade impactam seu sucesso. Desse modo, revelou-se que a remoção de conexões estratégicas com tier-1s aumenta o impacto do sequestro. Ademais, análises temporais demonstram que a ausência de conexões com esses provedores acelera a propagação de anúncios de sequestro. Por fim, destaca-se não só a importância de compreender as interações entre arquitetura de redes e suas vulnerabilidades e da necessidade de abordagens mais holísticas à segurança de redes, mas também a demanda por mais plataformas que facilitem experimentos controlados na Internet.
Referências
CAIDA (2013). AS Relationships. Acessado em: 11 de setembro de 2023. URL: https://www.caida.org/catalog/datasets/as-relationships/.
Cisco (2023). BGPStream A free resource for receiving alerts about BGP events. Acessado em: 09 de setembro de 2023. URL: https://bgpstream.crosswork.cisco.com/.
Gabriel Trugillo Jaeger, P. d. B. M. (2023). “Impacto do Sequestro de Prefixos em uma Rede: Como se Defender e Reverter os Efeitos?” Em: 22ª Mostra da Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande FURG. URL: https://gabrieltjaeger.github.io/papers/furg_2023_22a_mpu.pdf.
PEERING (2014). PEERING The BGP Testbed. Acessado em: 05 de setembro de 2023. URL: https://peering.ee.columbia.edu/.
RIPE NCC (2015). Routing Information Service Live (RIS-Live). Acessado em: 05 de setembro de 2023. URL: https://ris-live.ripe.net/.
Sermpezis, P. et al. (2021). “Estimating the Impact of BGP Prefix Hijacking”. Em: Acessado em: 11 de outubro de 2023. URL: https://arxiv.org/pdf/2105.02346.pdf.