Proposta de uma ferramenta para o apoio ao processo de ensino-aprendizagem de cibersegurança

  • Guilherme Goulart Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Érico Amaral Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Marcelo Cordeiro Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Mateus Soares Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Thiago Leal Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Resumo


Este artigo apresenta a proposta de um jogo educativo 2D, baseado em RPGs de mesa com o uso de cartas, que simula uma situação de invasão em uma organização empresarial. O objetivo do jogo é promover o ensino de conceitos relacionados à segurança cibernética, com o intuito de auxiliar na formação profissional dos participantes, impulsionando seu processo de aprendizagem e despertando o interesse de mais estudantes para o campo da cibersegurança. Dessa forma, almeja-se aumentar o número de profissionais qualificados no mercado, a fim de suprir a atual escassez de especialistas nessa área específica.

Palavras-chave: Cibersegurança, Jogos Sérios, Teoria de aprendizagem

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Publicado
27/11/2024
GOULART, Guilherme; AMARAL, Érico; CORDEIRO, Marcelo; SOARES, Mateus; LEAL, Thiago. Proposta de uma ferramenta para o apoio ao processo de ensino-aprendizagem de cibersegurança. In: ESCOLA REGIONAL DE REDES DE COMPUTADORES (ERRC), 21. , 2024, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 166-171. DOI: https://doi.org/10.5753/errc.2024.4684.