Estudo sobre Fake News: modo de operação e como atenuar a sua propagação

  • Pablo de Andrades Lima UNIPAMPA
  • Jean Lucas Cimirro UNIPAMPA
  • Erico Amaral UNIPAMPA
  • Gerson Munhos UNIPAMPA

Resumo


O trabalho apresenta uma revisão literária para buscar, analisar e verificar as formas de disseminação e as tecnologias usadas no combate as notícias falsas. Foram incluídos no estudo, artigos de pesquisa brasileiros sobre o tema, que resultaram na investigação de dois problemas: O uso de robôs sociais/digitais e influência do filtro bolha no direcionamento dos acessos e como parte da solução do problema a verificação das fakes news com uso de deep learning. As pesquisas citadas mostram um tendência promissora de evolução no combate às fake news utilizando o padrão automatizado de machine learning e inteligência humana para diferenciar robôs de pessoas além de outras ações no combate a fake news como fact checking, o uso de leis punitivas e o delicado conflito entre o combate às fake news e o respeito e a liberdade de expressão, onde planos legais nacionais, sob a justificativa de combater notícias falsa possam violar esta autonomia. Após a análise dos artigos enquadrados no escopo da pesquisa, pode-se verificar a dificuldade no tratamento de notícias falsas nos meios digitais atuais como redes sociais devidas a complexidade na classificação das notícias e interesses mercadológicos que utilizam ferramentas de disseminação de conteúdo robotizados. Muito embora hajam técnicas avançadas de inteligência artificial capazes de reduzir, ainda não existem ferramentas totalmente funcionais e práticas no combate às fake news, sendo ainda a conscientização dos usuários a melhor forma de prevenção.

Palavras-chave: Análise de códigos maliciosos, Autenticação e gestão de identidades, Gestão de segurança da informação, Incidentes de segurança: prevenção, detecção e resposta, Segurança em aplicações (redes sociais, IoT, ...)

Referências

POUBEL, Maiara, Fake News e pós-verdade; em Info Escola, 2017. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/fake-news/. Acesso em 12 set. 2018.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Diretoria de Análise de Políticas Públicas. Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil. Rio de Janeiro, 2017. 353p.

PARISER, E. The Filter Bubble: what the internet is hiding fron you. Nova Iorque: The Pinguim Press, 2011.

SASTRE , Angelo; CORREIO , Claudia Silene Pereira de Oliveira; CORREIO , Francisco Rolfsen Belda. A influência do “filtro bolha” na difusão de Fake News nas mídias sociais: reflexões sobre as mudanças nos algoritmos do Facebook. Revista GEMInIS, São Carlos, UFSCar, v. 9, n. 1, pp.4-17, jan. / abr. 2018.

FERRARA, E.; Varol, O.; Davis, C; Menczer, F; Flammini, A. The rise of social bots. In: Communications of the ACM, v59, n.2, 2016.

RESENDE, Gustavo, et al. "A System for Monitoring Public Political Groups in WhatsApp." Proceedings of the 24th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. ACM, 2018.
Publicado
16/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Pablo de Andrades; CIMIRRO, Jean Lucas; AMARAL, Erico; MUNHOS, Gerson. Estudo sobre Fake News: modo de operação e como atenuar a sua propagação. In: ESCOLA REGIONAL DE REDES DE COMPUTADORES (ERRC), 17. , 2019, Alegrete. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 198-199. DOI: https://doi.org/10.5753/errc.2019.9238.