Encontre-me! Game – Um Jogo Digital de Utilidade Pública Para a Divulgação de Informações Sobre Pessoas Desaparecidas

  • Tadeu Classe UNIRIO e FIVJ
  • Gildo Leonel FIVJ
  • Iran dos Reis Costa FIVJ
  • Matheus Dore FIVJ
  • Samuel Braz FIVJ
  • Camila Campos FIVJ
  • Camillo Falcão FIVJ
  • Daves Martins FIVJ
  • Miriã Correa FIVJ

Resumo


O desaparecimento de pessoas é uma realidade presente em várias cidades pelo mundo, podendo atingir qualquer família independente da classe social. Saber como proceder em um caso de desaparecimento é fundamental para o sucesso na descoberta do paradeiro do ente querido. Portanto, é importante que o cidadão conheça como o serviço de busca de desaparecidos funciona, como o desaparecido é buscado e como as informações são divulgadas para a sociedade. Neste contexto, acredita-se que o uso de jogos sérios seja capaz de contribuir tanto na compreensão e reflexão sobre o processo deste serviço, quanto na divulgação de informações que ajudem na descoberta de pessoas desaparecidas. Este trabalho apresenta a visão do Encontre-Me! Game, um jogo que retrata o processo do serviço de busca de pessoas desaparecidas seguidos em várias delegacias especializadas no Brasil, permitindo que o jogador aprenda sobre como o serviço é prestado ao se colocar no papel de investigador, além de o jogo apresentar características e informações reais de pessoas desaparecidas, divulgando uma ocorrência do desaparecimento.

Referências

Acayaba, B. (2017). Brasil registra 8 desaparecimentos por hora nos últimos 10 anos, diz estudo inédito. Fonte: Portal de Notícias G1: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/brasil-registra-8-desaparecimentos-por-hora-nos-ultimos-10-anos-diz-estudo-inedito.ghtml.

Classe, T.M.; Araujo, R.M.; Lima, V.R.; Ferreira, H.A.G. (2017a). Desaparecidos RJ - Um Sistema de Informação Para Apoio à Busca de Pessoas Desaparecidas no Estado do Rio de Janeiro. In: Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro.

Classe, T., Araujo, R., & Xexeo, G. (2017b). Desaparecidos RJ – Um Jogo Digital para o Entendimento de Processos de Prestação de Serviços Públicos. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017). Curitiba.

Ferreira, R.S.; Oliveira, C.G.; Lima, A.A.B. (2018). Myosotis: An Information System Applied to Missing People Problem. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.

Grandin, F., & Coelho, H. (2017). Rio tem 33 mil desaparecidos em 15 anos; Zona Oeste e Bonsucesso concentram casos. Fonte: Portal de Notícias do G1: http://g1.globo.com/rio-dejaneiro/noticia/rio-tem-33-mil-desaparecidos-em-15-anos-zonaoeste-e-bonsucesso-concentram-casos.ghtml.

Sacheto, C. (2019) Nos últimos 2 anos, mais de 82 mil pessoas desapareceram no Brasil. Fonte: Notícias R7: https://noticias.r7.com/sao-paulo/nos-ultimos-2-anos-mais-de-82-mil-pessoas-desapareceram-no-brasil-07032019.

Souza G.M. (2012). Questões Sociais Envolvidas e Perfil dos Desaparecidos na Capital do Estado do Rio de Janeiro em 2010. Ph.D. Dissertation. Universidade Cândido Mendes.

Teixeira, P.A.S. (2009). Desaparecimento: o papel do policial como conscientizador da sociedade. Rio de Janeiro, Instituto de Segurança Pública.
Publicado
23/03/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CLASSE, Tadeu et al. Encontre-me! Game – Um Jogo Digital de Utilidade Pública Para a Divulgação de Informações Sobre Pessoas Desaparecidas. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 6. , 2019, Duque de Caxias. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 .

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)