Prisma: Um classificador de imagens para aprendizado de idiomas

  • Marcos G. Guimarães Filho UNIGRANRIO
  • Rafael P. Lourenço UNIGRANRIO
  • Anderson S. do Nascimento UNIGRANRIO

Resumo


Neste trabalho nos propomos a criar uma solução que complemente o aprendizado de linguagens, ao focar em fatores como a falta de tempo, falta de oportunidade e falta de motivação, sendo esta uma solução que os usuários podem usar em qualquer lugar e sem uma conexão à internet, com foco especial ao aprendizado de informações relacionadas a objetos na língua desejada. Para este fim, exploramos tópicos como Machine Learning e plataformas como o TensorFlow, que nos permitem retreinar e utilizar modelos de classificação de imagens facilmente e o TensorFlow Lite, que converte modelos do TensorFlow em versões otimizadas para dispositivos móveis. Por fim, notamos conhecimentos adquiridos e os usos da solução.

Referências

FINARDE, Kyria Rebeca; ROJO, Ramón Andrés Ortiz. GLOBALIZATION, INTERNATIONALIZATION AND EDUCATION: WHAT IS THE CONNECTION?. International E-Journal of Advances in Education, [ S. l. ], ano 2015, v. 1, n. 1, p. 20-20, 1 jan. 2015. Disponível em: http://ijaedu.ocerintjournals.org/tr/download/article-file/89347. Acesso em: 18 out. 2019.

SANDLER, Mark; HOWARD, Andrew. MobileNetV2. In : SANDLER, Mark; HOWARD, Andrew. MobileNetV2: The Next Generation of On-Device Computer Vision Networks. 1. ed. Google AI Blog: Google, 25 jan. 2017. Disponível em: https://ai.googleblog.com/2018/04/mobilenetv2-next-generation-of-on.html. Acesso em: 18 out. 2019.

FRATCHET, Marvin. Understanding the React Native bridge concept. [S. l.], 22 jun. 2019. Disponível em: https://hackernoon.com/understanding-react-native-bridge-concept-e9526066ddb8. Acesso em: 12 mar. 2018.

BACHIR-CHERIF, Salah Eddine. Understanding React Native Component Lifecycle Api. 18 ago. 2019. 1 figura. Disponível em: https://blog.usejournal.com/understanding-react-native-component-lifecycle-api-d78e06870c6d. Acesso em: 19 maio 2018.

GULCEHRE, Caglar. Welcome to Deep Learning. [S. l.], 1 dez. 2015. Disponível em: http://deeplearning.net/. Acesso em: 13 out. 2018.

HARTSHORNE, Joshua K.; TENENBAUM, Joshua B.; PINKER, Steven. A critical period for second language acquisition: Evidence from 2/3 million English speakers. Cognition, [ S. l. ], ano 2018, v. 177, n. 1, p. 263-277, 1 ago. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6559801/. Acesso em: 18 out. 2019.
Publicado
23/03/2020
Como Citar

Selecione um Formato
GUIMARÃES FILHO, Marcos G.; LOURENÇO, Rafael P.; DO NASCIMENTO, Anderson S.. Prisma: Um classificador de imagens para aprendizado de idiomas. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 6. , 2019, Duque de Caxias. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 .