Sistemas de Informação em Saúde: Acompanhamento Pueril

  • Emilly G. M. da Silva UFRJ
  • Claudio M. de Farias UFRJ
  • Leonardo de Oliveira El-Warrak SMS/RJ
  • Juliana S. Raffaeli SMS/RJ
  • Gabriel da Costa de Andrade SMS/RJ

Resumo


Este trabalho objetiva descrever os estágios iniciais do processo de desenvolvimento de um sistema de acompanhamento de crianças e gestantes. O sistema é constituído por serviço Web e aplicativo móvel de referência para Agentes Comunitários de Saúde, objetivando fortalecer o elo entre as famílias e as Unidades de Saúde da Família, com foco no Programa de Puericultura do Sistema Único de Saúde. Objetiva-se desenvolver um protótipo de software que possa solucionar o problema de integração entre as informações detectadas durante a visita domiciliar e as decisões no âmbito do Programa de Puericultura. É esperado o desenvolvimento de um protótipo de sistema que viabilize redes sólidas para o acompanhamento pueril.

Referências

Bruning, H., Zomer, A. C., Pereira, J., Alexandre, R., Barbosa, V., dos Reis Marino, M. L., Martinhago, E., Zanini, A., Meurer, E. B., de Moraes Schambeck, M., et al. (2015). Aplicativo para dispositivos móveis destinado a agentes comunit´ários de sa´úde. page 1016.

de Fátima Marin, H. (2010). Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. Journal of Health Informatics, 2(1).

de Lima Vieira, V. C., Fernandes, C. A., de Oliveira Demitto, M., Bercini, L. O., Scochi, M. J., and Marcon, S. S. (2012). Puericultura na atenção primária à saúde: atuação do enfermeiro. Cogitare Enfermagem, 17(1):119–125.

Pacheco, K. C. F., Azambuja, M. S. d., and Bonamigo, A. W. (2017). A construção de objeto de aprendizagem sobre doenças transmissíveis para agentes comunitários de saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, 38(4).

Pimentel, T. R., da Silva, E. M., and da Conceição, A. (2009). Projeto colibri: uma plataforma de coleta e processamento de dados para o programa de saúde da família (psf). In Workshop de Informática Médica, volume 30, pages 1471–1474.
Publicado
23/03/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Emilly G. M.; DE FARIAS, Claudio M.; EL-WARRAK, Leonardo de Oliveira; RAFFAELI, Juliana S.; DE ANDRADE, Gabriel da Costa. Sistemas de Informação em Saúde: Acompanhamento Pueril. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 6. , 2019, Duque de Caxias. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 .

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)