A adoção de uma arquitetura de sistemas orientada a serviços para integração de sistemas de informação em um instituição pública de ensino

  • Bruno L. Sousa IFSudesteMG
  • Angelo B. N. Júnior IFSudesteMG
  • Daves M. S. Martins IFSudesteMG

Resumo


A web, na atualidade, é uma plataforma utilizada por muitas aplicações. Uma aplicação com problemas em sua estrutura não consegue fornecer informações precisas e torna difícil a comunicação e o compartilhamento de informações entre sistemas. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Rio Pomba existem vários sistemas que não se comunicam. As informações ficam descentralizadas, o que causam as Ilhas de Informações". Portanto, a finalidade deste artigo é mostrar o uso da tecnologia Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) para integrar os sistemas existentes na instituição. Assim, sistemas desenvolvidos em linguagens de programação diferentes poderão se comunicar proporcionando um compartilhamento e reaproveitamento das informações."
Palavras-chave: Sistemas orientada a serviços, Integração de sistemas
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
SOUSA, Bruno L.; JÚNIOR, Angelo B. N.; MARTINS, Daves M. S.. A adoção de uma arquitetura de sistemas orientada a serviços para integração de sistemas de informação em um instituição pública de ensino. In: ESCOLA REGIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ERSI-RJ), 1. , 2014, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 64-70.