Sobre a generalização do grafo da Torre de Hanoi
Resumo
O jogo clássico da Torre de Hanoi (ToH) consiste em uma base com três pinos P = p0, p1, p2 e um conjunto de n discos D = {d1, d2, ..., dn} de diferentes tamanhos, sendo di < dj se i < j. No estado inicial todos os discos estão empilhados em p0 em ordem decrescente de tamanho, um estado regular perfeito. O objetivo do jogo é transferir todos os discos para p2, nessa mesma disposição, obedecendo-se as seguintes regras: (1) pode-se mover apenas um disco de cada vez, e sempre o disco do topo de um dos pinos; (2) o disco di só pode ser colocado sobre dj se i < j. Denota-se Hn o grafo da ToH com n discos. Hn caracteriza todos os estados regulares possíveis e os movimentos que podem ser feitos de um estado para outro. Neste trabalho é apresentado um algoritmo recursivo que, partindo do case base H1 e de um ciclo C6, gera o grafo da ToH para qualquer número de discos (Hn).
Referências
Zhang, Z., Wu, S., Li, M., and Comellas, F. (2016). The number and degree distribution of spanning trees in the tower of hanoi graph. Theoretical Computer Science, 609:443–455.