Sobre a generalização do grafo da Torre de Hanoi

  • Lia Martins UFAM / IFAM
  • Jonas Costa UFAM
  • Rosiane de Freitas UFAM

Resumo


O jogo clássico da Torre de Hanoi (ToH) consiste em uma base com três pinos P = p0, p1, p2 e um conjunto de n discos D = {d1, d2, ..., dn} de diferentes tamanhos, sendo di < dj se i < j. No estado inicial todos os discos estão empilhados em p0 em ordem decrescente de tamanho, um estado regular perfeito. O objetivo do jogo é transferir todos os discos para p2, nessa mesma disposição, obedecendo-se as seguintes regras: (1) pode-se mover apenas um disco de cada vez, e sempre o disco do topo de um dos pinos; (2) o disco di só pode ser colocado sobre dj se i < j. Denota-se Hn o grafo da ToH com n discos. Hn caracteriza todos os estados regulares possíveis e os movimentos que podem ser feitos de um estado para outro. Neste trabalho é apresentado um algoritmo recursivo que, partindo do case base H1 e de um ciclo C6, gera o grafo da ToH para qualquer número de discos (Hn).

Referências

Poole, D. G. (1994). The towers and triangles of professor claus (or, pascal knows hanoi). Mathematics Magazine, 67(5):323–344.

Zhang, Z., Wu, S., Li, M., and Comellas, F. (2016). The number and degree distribution of spanning trees in the tower of hanoi graph. Theoretical Computer Science, 609:443–455.
Publicado
21/07/2024
MARTINS, Lia; COSTA, Jonas; FREITAS, Rosiane de. Sobre a generalização do grafo da Torre de Hanoi. In: ENCONTRO DE TEORIA DA COMPUTAÇÃO (ETC), 9. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 110-113. ISSN 2595-6116. DOI: https://doi.org/10.5753/etc.2024.3006.