Interface Móvel Acessível com Design Participativo: Estudo de Caso com Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual da APAE de Serra Talhada

  • Luis Henrique S. Pereira UFRPE
  • Ellen Souza UFRPE
  • Carlos A. Batista UFRPE
  • Ednaele M. L. Santos APAE

Resumo


As interfaces estão presentes no cotidiano, especialmente em dispositivos móveis, mas muitas vezes negligenciam aspectos de acessibilidade. Nesse contexto, este trabalho desenvolveu uma interface intuitiva e acessível para controlar um robô móvel programável, direcionada a pessoas com deficiência intelectual. Por meio do método de Desenvolvimento de Aplicativos com Abordagem de Design Participativo Assistivo (DADPA), que integra o público-alvo ao processo de desenvolvimento, a equipe incluiu a participação de pessoas com deficiência intelectual e de especialistas familiarizados com esse público. Os participantes consideraram a interface útil e de fácil utilização, destacando seu papel na promoção da acessibilidade e inclusão digital.

Referências

Belarmino, G., Santos, A. P., Favini Chicaroni, B., Rocha, R., Goya, D., Rodriguez, C., and Brandão, A. (2020). Experiência do design participativo na prototipação de um aplicativo educacional de conteúdo acessível a pessoas com deficiência.

Costa, D. (2017). Desenvolvimento participativo de aplicativos para pessoa com paralisia cerebral utilizaando método dapda. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 6, page 1384.

da Silva Solecki, I., Justen, K. A., Porto, J. V. A., von Wangenheim, C. A. G., Hauck, J. C. R., and Borgatto, A. F. (2020). Estado da prática do design visual de aplicativos móveis desenvolvidos com app inventor. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28:30–47.

Daniele, A. F. (2023). Accessible interfaces for the development and deployment of robotic platforms. arXiv preprint arXiv:2305.09848.

de Araújo Camargo, L. S. and Fazani, A. J. (2014). Explorando o design participativo como prática de desenvolvimento de sistemas de informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 5(1):138–150.

de Souza Fausto, I. R., Braz, R. M. M., and Leta, F. R. (2024). Projeto de robótica educacional inclusiva: Robô companheiro ev3. Revista Veritas de Difusão Científica, 5(2):1877–1921.

FREDERICO, J. C. C. and LAPLANE, A. L. F. d. (2020). Sobre a participação social da pessoa com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, 26(3):465–480.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

Melo, A., Piccolo, L. S. G., Ávila, I. M. A., and Tambascia, C. (2009). Usabilidade, acessibilidade e inteligibilidade aplicadas em interfaces para analfabetos, idosos e pessoas com deficiência. Anais do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 9.

Pereira, P. H. (2022). Desenvolvimento de um jogo sério com o uso do design participativo.

Pereira, V., Rodrigues, M. E., Vasconcelos, P., and Marques, A. B. (2023). Utilizando design thinking no design de aplicativos educacionais para crianças autistas. Anais do Computer on the Beach, 14:280–287.

Petri, G., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03):52–81.

Santos, R., Lopes, J., Silva, R., Souza, E., Silva, P., and Felix, Z. (2022). Currículo base para o ensino de pensamento computacional para pessoas com deficiência intelectual e múltipla: um relato de experiência com usuários da apae de serra talhada-pe. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 97–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Victorine, A., Wong, Z., Geilani, J., et al. (2004). Teddy bear hospital (tbh)–reducing children’s fear of doctors and hospital environment. Pediatrics, 110(3):e33.
Publicado
20/07/2025
PEREIRA, Luis Henrique S.; SOUZA, Ellen; BATISTA, Carlos A.; SANTOS, Ednaele M. L.. Interface Móvel Acessível com Design Participativo: Estudo de Caso com Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual da APAE de Serra Talhada. In: WORKSHOP DE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO COM AÇÕES MAKER (IDEIA), 1. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 97-106. DOI: https://doi.org/10.5753/ideia.2025.8882.