Participação Infantil no Design de Artefatos Digitais: Considerações Teórico-Metodológicas

  • Dyego Carlos S. de Morais UFPE
  • Taciana Pontual Falcão UFRPE
  • Patrícia Cabral de Azevedo Tedesco UFPE

Resumo


Em processos de design-centrado no usuário de artefatos digitais, representantes do público-alvo são convidados a participar por terem conhecimento dos problemas a serem resolvidos por esses artefatos. No entanto, geralmente, a inclusão desses potenciais usuários no processo não implica uma participação genuína. O objetivo nesses casos é obter informações que esses usuários possam fornecer para que os designers tomem decisões sobre o produto. Quando esses usuários em potencial são crianças, as restrições de participação costumam ser ainda maiores, principalmente por esse público ser visto como incapaz de fazer contribuições válidas. A participação com equilíbrio de poder entre designers e representantes de potenciais usuários na tomada de decisão em projetos de design é uma das motivações éticas do Design Participativo (PD), que tem sido estudado também com a especificidade da inclusão de crianças nesses projetos. No entanto, os projetos de DP ainda podem se beneficiar mais de teorias sobre a participação infantil. Com o objetivo de contribuir para preencher esta lacuna, esse ensaio apresenta uma discussão relacionando as teorias da participação infantil aos processos de design participativo de artefatos digitais.
Palavras-chave: Design Participativo, Participação Infantil
Publicado
18/10/2021
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DE MORAIS, Dyego Carlos S.; FALCÃO, Taciana Pontual; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo. Participação Infantil no Design de Artefatos Digitais: Considerações Teórico-Metodológicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 .