Aprendizagem baseada em jogos para celular com o aplicativo Opi: lições aprendidas com uma avaliação de usabilidade para crianças

  • Ingrid Teixeira Monteiro UFC
  • Marcelo Q. de Lima Brilhante UEC
  • Jessica M. Ávila dos Santos UFC
  • Francisco C. de Mattos Brito Oliveira UEC
  • Ana C. Bernardo de Oliveira Dell

Resumo


Os smartphones têm sido um recurso alternativo no ensino remoto emergencial. Neste artigo, apresentamos o aplicativo Opi, um jogo educativo voltado para alunos da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. O aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o engajamento e motivação das crianças no contexto das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19, além de promover a participação dos pais no processo. As principais funcionalidades e características do Opi são descritas a partir de um framework de aprendizagem baseado em jogos móveis. Relatamos a avaliação de usabilidade realizada com crianças e pais, relacionando os problemas encontrados e as sugestões e feedbacks. Termina com algumas lições aprendidas sobre o design e avaliação para crianças no contexto da pandemia e da aprendizagem baseada em jogos para dispositivos móveis.
Palavras-chave: aprendizagem baseada em jogos para celular, usabilidade, interação infantil, pandemia, Covid-19, aprendizagem em casa
Publicado
18/10/2021
MONTEIRO, Ingrid Teixeira; BRILHANTE, Marcelo Q. de Lima; DOS SANTOS, Jessica M. Ávila; OLIVEIRA, Francisco C. de Mattos Brito; DE OLIVEIRA, Ana C. Bernardo. Aprendizagem baseada em jogos para celular com o aplicativo Opi: lições aprendidas com uma avaliação de usabilidade para crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 .