Rupturas na Comunicabilidade de uma Ferramenta de Modelagem: Percepções a partir do Método de Avaliação de Comunicabilidade
Resumo
Introdução: O Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC) avalia como designers transmitem suas intenções por meio da interface. Objetivo: Este estudo aplica o MAC à ferramenta USINN Modeler, voltada à modelagem de interação e navegação com foco em usabilidade. Metodologia: Foram analisados registros de uso de oito usuários, identificando-se 116 etiquetas de rupturas de comunicabilidade: 6% eram falhas completas, 16% parciais e 78% temporárias. Um perfil semiótico foi construído para compreender a interação e sugerir melhorias na interface. Resultados: Os resultados indicam problemas de comunicabilidade, dificuldades de interpretação da linguagem e ausência de recursos de apoio, como tutoriais e guias. Os achados discutem o impacto das rupturas e oferecem reflexões relevantes para o design comunicacional. Palavras-Chave
Referências
Bittar, T. J., Júnior, V. G., e Misaghi, M. J. A. S. (2012). Modelagem de interação na web usando mdd com princípios de usabilidade e acessibilidade. In Anais da Conferência IADIS Ibero-Americana, Madrid, Espanha, January 2012. Disponivel em [link]. Acessado em 20/08/2025.
Borriraklert, A. e Kiattisin, S. (2021). User experience design (uxd) competency model: Identifying well-rounded proficiency for user experience designers in the digital age. Archives of Design Research, 34(3):61–79. Disponivel em [link]. Acesso em 20/08/2025.
Carvajal, L., Moreno, A. M., Sanchez-Segura, M.-I., e Seffah, A. (2013). Usability through software design. IEEE Transactions on Software Engineering, 39(11):1582–1596. Disponível em: [link]. Acesso em 20/08/2025.
Castro, M., Junior, A. S., Teles, J., Reinbold, I., dos Santos Filho, L. G., Pereira, G., e Darin, T. (2023). Da curiosidade ao conhecimento: Comunicabilidade e experiência do usuário iniciante e habitual da amazon alexa. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 73–83. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em 20/08/2025.
Costa, A. F. F. e Marques, A. B. d. S. (2019). Usinn modeler: a web support tool for creating interaction and navigation models with usinn. In Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–4. Disponível em: [link]. Acesso 20/08/2025.
De Souza, C. S. (2005). The semiotic engineering of human-computer interaction. MIT press.
De Souza, C. S. e Leitão, C. F. (2009). Semiotic engineering methods for scientific research in HCI, volume 2. Morgan & Claypool Publishers. DOI: 10.1007/978-3-031-02185-5. Acesso em 20/08/2025.
dos Santos, A. A. e de Sousa, P. V. B. (2024). Memes nas interfaces: Um estudo sobre a comunicabilidade dos memes aplicados em interfaces digitais. In Proceedings of the 11th Information Design International Conference | CIDI 2023, Janeiro 2024 vol. 12 num. 1, pages 1643–1654. Disponivel em [link]
Green, T. R. (1989). Cognitive dimensions of notations. People and computers V, pages 443–460. Disponível em: [link]. Acesso em 20/08/2025.
Juristo, N., Moreno, A., e Sanchez-Segura, M.-I. (2007). Guidelines for eliciting usability functionalities. IEEE Transactions on Software Engineering, 33(11):744–758. Disponível em [link]. Acesso em 20/08/2025.
Lima, P. e Salgado, L. (2022). Estratégias de comunicação do consentimento informado e rastros de padrões obscuros no instagram. In Anais do III Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, pages 40–54, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em 20/08/2025.
Marques, A., Fonseca, C., Saraiva, L., Coelho, N., Finotti, C., e Sousa, F. W. (2024). Exploring novice designers acceptance of the use of a tool for modeling the interaction and usability of information systems. In Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Information Systems, SBSI ’24, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery. Disponível em: [link]. Acesso em 20/08/2025.
Marques, A. B., Barbosa, S. D. J., e Conte, T. U. (2017). Defining a notation for usability-oriented interaction and navigation modeling for interactive systems. Journal on Interactive Systems, 8(2). Disponivel em [link]. Acesso em 20/08/2025.
Nielsen, J. (1994). Heuristic evaluation. In Usability inspection methods, pages 25–62.
Rocha, W., Sousa, A., da Silva, K., e Monteiro, I. (2023). Engenharia semiótica no youtube music: estudo da comunicabilidade com molic, mis e mac. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 128–132. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em 20/08/2025.
Rubin, J. e Chisnell, D. (2008). Handbook of usability testing: How to plan, design, and conduct effective tests. John Wiley & Sons.
Snyder, C. (2003). Paper Prototyping: The Fast and Easy Way to Design and Refine User Interfaces. Morgan Kaufmann Publishers Inc., San Francisco, CA, USA. Disponivel em: [link]. Acesso em 20/08/2025.
Sol, R. e Baras, K. (2021). Acceptance model in designing for extreme users: extreme athletes using activity trackers. Journal of Image and Graphics, 9(2):31–38. Disponível em: [link]. Acesso em 20/08/2025.
