Aprendizado Baseado em Projetos em IHC (presencial e remoto): prototipação segundo as heurísticas de Nielsen

  • Luciana Mara Freitas Diniz Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)
  • Marcus Vinícius Pereira Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)
  • Lucas Júnior Dias de Paula Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)
  • Eduardo César de Melo Silva Faculdade de Pará de Minas (FAPAM)

Resumo


A aprendizagem de novos conteúdos vai além de assistir aulas e realizar exercícios conceituais e, por vezes, se faz necessária a realização de trabalhos práticos. A metodologia de aprendizado baseado em projetos apresenta o aluno como protagonista neste processo de captação e internalização do conhecimento, uma vez que pratica a teoria estudada. Este relato de experiências descreve a aplicação da metodologia supracitada por meio da elaboração de protótipos interativos de alta fidelidade, baseados nas heurísticas de usabilidade de Nielsen. O projeto ocorreu em uma disciplina de Interação Humano-Computador, nas modalidades de ensino presencial e remoto.

Referências

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Publicado
26/10/2020
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DINIZ, Luciana Mara Freitas; PEREIRA, Marcus Vinícius; DE PAULA, Lucas Júnior Dias; SILVA, Eduardo César de Melo. Aprendizado Baseado em Projetos em IHC (presencial e remoto): prototipação segundo as heurísticas de Nielsen. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 19. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 13-18. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2020.14048.