IHC no Ensino Remoto Emergencial: Relato de Experiência

  • Erica Rodrigues de Oliveira Centro Universitário Una

Resumo


Alinhado à temática do WEIHC 2020, "Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de IHC" este trabalho relata a experiência da disciplina de IHC em meio à pandemia provocada pelo Covid-19 numa instituição privada de ensino, no Brasil. Neste relato são apresentadas ferramentas e estratégias utilizadas com o intuito de contribuir com o ensino de IHC em tempos de ensino remoto emergencial. Os resultados apresentados demonstram que as ações foram avaliadas positivamente pelos estudantes, demonstrando que algumas dessas estratégias também podem contribuir para o aprendizado de IHC independente do ambiente: online, presencial ou híbrido.

Referências

Barría, C. (2020). Coronavírus: avanço rápido de pandemia põe mundo ’muito perto de uma recessão global’ - bbc news brasil. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51858298. (Accessed on 09/22/2020).

Biggs, J. (2003). Aligning teaching for constructing learning. Higher Education Academy, 1(4).

Brown, T. (2018). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books Editora.

Coates, H. (2009). Engaging students for success-2008 australasian survey of student engagement. Victoria, Australia: Australian Council for Educational Research.

Falção, T. P. (2018). Miniatividades sobre conceitos básicos de ihc: Dinamizando as aulas expositivas. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., and Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27.

Kuzuyabu, M. and Oliveira, D. (2020). Como estão as atividades acadêmicas em tempos de covid-19. https://revistaensinosuperior.com.br/atividades-academicas-covid/. (Accessed on 09/22/2020).

Silveira, M. (2019). Praticando a teoria no ensino de ihc: dinamizando aulas teóricas com o uso de atividades práticas. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 112–115. SBC.

Zepke, N. and Leach, L. (2010). Improving student engagement: Ten proposals for action. Active learning in higher education, 11(3):167–177.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Erica Rodrigues de . IHC no Ensino Remoto Emergencial: Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 19. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 31-36. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2020.14051.