GAPI: Um guia online para apoio ao ensino de métodos de pesquisa com usuários

  • Izac Sidarta Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ticianne Darin Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


A interdisciplinaridade da Interação Humano-Computador (IHC) pode ser um desafio para o seu ensino em disciplinas introdutórias, pela necessidade de equilíbrio entre teoria e prática, a falta de maturidade dos alunos e as diferentes particularidades dos métodos de pesquisa com usuários. Dessa forma, o seguinte artigo apresenta desenvolvimento do primeiro módulo de um guia online para alunos cuja finalidade é o aprofundamento e estudo destes métodos de pesquisa em IHC.

Referências

Axinn, W. G. and Pearce, L. D. (2006). Mixed method data collection strategies. Cambridge University Press.

Barbosa, S. D. J. (2012). Pesquisa sobre ensino de ihc no brasil em 2012: Desafios e oportunidades. In WEIHC, pages 3–5.

Barbour, R. (2008). Doing focus groups. Sage.

Boscarioli, C., Zaina, L. A., Bim, S. A., Barbosa, S. D. J., and Silveira, M. S. (2016). Hci education in brazil from the results of the workshop on teaching of hci. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–4.

Churchill, E. F., Bowser, A., and Preece, J. (2016). The future of hci education: a flexible, global, living curriculum. interactions, 23(2):70–73.

Guimarães, T. G. and Prates, R. O. (2018). Hci education in brazil in the light of curricula guidelines. In 2018 XLIV Latin American Computer Conference (CLEI), pages 784–793. IEEE.

Jupp, V. (2006). The Sage dictionary of social research methods. Sage.

Kitzinger, J. (1995). Qualitative research: introducing focus groups. Bmj, 311(7000):299–302.

Kvale, S. (2008). Doing interviews. Sage.

Lazar, J., Feng, J. H., and Hochheiser, H. (2017). Research methods in human-computer interaction. Morgan Kaufmann.

Leite, J. C. (2010). Aplicando técnicas práticas de comunicação para o design e a avaliação de ihc na formação de profissionais de computação. WEIHC/IHC.

Miles, M. B. and Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook. sage.

Oliveira, Ana Cláudia M. T. G. e Alves, G. G. e. N. E. P. d. S. (2016). Thesi: uma ferramenta de apoio ao ensino de avaliação heurística e inspeção semiótica. WEIHC/IHC.

Ong, W. J. (2002). Orality and literacy: the technologizing of the word. 1982. London and New York: Routledge, 45.

Ponciano, L. (2019). Hci support card: Creating and using a support card for education in human-computer interaction. arXiv preprint arXiv:1909.06857.

Porto, C. and Santos, E. (2019). O livro na cibercultura.

Robson, C. and McCartan, K. (2016). Real world research. John Wiley & Sons.

Rogers, Y., Sharp, H., and Preece, J. (2013). Design de Interação. Bookman Editora.

Silva, G. M. S., de C. Andrade, R. M., and de Gois R. Darin, T. (2019). Design and evaluation of mobile applications for people with visual impairments: a compilation of usable accessibility guidelines. In Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.

Voida, A., Mynatt, E. D., Erickson, T., and Kellogg, W. A. (2004). Interviewing over instant messaging. In CHI’04 extended abstracts on Human factors in computing systems, pages 1344–1347.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SIDARTA, Izac; DARIN, Ticianne. GAPI: Um guia online para apoio ao ensino de métodos de pesquisa com usuários. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 19. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 37-42. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2020.14052.