Pesquisas de design centrado no usuário. O dia a dia na Rethink Tecnologia, uma consultoria de produto digital
Resumo
A pesquisa em produto digital com perspectiva de design centrado no usuário é complexa pois envolve muitas ferramentas, metodologias, objetivos, perguntas de pesquisa, equipe multidisciplinar, entre outros. O profissional de UX Researcher é responsável por trazer a tona os dados e apresentá-los de forma objetiva para o time, a fim de contribuir com melhorias do produto e do negócio. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar quatro tipos de pesquisa dessa natureza: teste de usabilidade, questionário, análise quantitativa de dados e diagnóstico de produto. Os resultados de todas as pesquisas revelaram dados (entendimento de reclamações, dificuldades em funcionalidades, entendimento de motivos de pouca conversão, quebras em jornadas, etc), que foram evidências para tomada de decisão da empresa. Sendo assim, concluímos que o entendimento de métodos e ferramentas, principalmente entendimento do negócio, atrelados à perspectiva de design centrado no usuário, são fundamentais para uma equipe de produtos se tornar mais data driven.
Referências
Flick, U. (2009). Qualidade na pesquisa qualitativa: coleção pesquisa qualitativa. Bookman editora.
Paes, A. P. and Wood, T. (2008). Dilemas e ambiguidades da 'indústria do conselho': um estudo múltiplo de casos sobre empresas de consultoria no Brasil. RAC-eletrônica, 2(2).
Prates, R. O. and Barbosa, S. D. J. (2003). Avaliação de interfaces de usuário – conceitos e métodos. In Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Capítulo, volume 6, page 28. sn.