Pimpolho Kids: Um jogo digital para alfabetização infantil
Resumo
O uso de jogos digitais no ambiente escolar pode despertar o interesse de crianças em etapas de alfabetização. O presente trabalho visa desenvolver um jogo que possa auxiliar na aprendizagem de estudantes que estão na etapa de alfabetização. Para a produção do projeto será utilizada a abordagem Design Thinking, que tem como foco resolver problemas em evidências.
Palavras-chave:
Alfabetização, Jogo digital, Aprendizagem, Ludicidade, Experiência
Referências
Ceccon, D. L.; Porto, J. B. (2020) Bcs: Jogos digitais no auxílio do Desenvolvimento de Crianças Especiais com atraso na Linguagem. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 23., p. 522-531.
Mello, C. M; Neto, J. R. M. A; Petrillo, R. P. (2021) “Para compreender o Design Thinking”. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Processo, p. 10.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Brasília, DF: 2022.
Silva, H. W. (2016) Breve análise da pesquisa com jogos digitais no ensino de matemática. In Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Silva, A. R.; Petry, A. S. (2018) Jogos Digitais no Ciclo de Alfabetização: um caminho para o letramento na alfabetização. SBC – Proceedings of SBGames, p. 1150-1558.
Silva, S. G. (2010) “Jogos Educativos Digitais como instrumento metodológico na educação infantil”. Sergipe: FSLF, 2010.
Soares, M. (2017) “Alfabetização e Letramento”. 1. ed. São Paulo: Contexto.
Mello, C. M; Neto, J. R. M. A; Petrillo, R. P. (2021) “Para compreender o Design Thinking”. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Processo, p. 10.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Brasília, DF: 2022.
Silva, H. W. (2016) Breve análise da pesquisa com jogos digitais no ensino de matemática. In Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Silva, A. R.; Petry, A. S. (2018) Jogos Digitais no Ciclo de Alfabetização: um caminho para o letramento na alfabetização. SBC – Proceedings of SBGames, p. 1150-1558.
Silva, S. G. (2010) “Jogos Educativos Digitais como instrumento metodológico na educação infantil”. Sergipe: FSLF, 2010.
Soares, M. (2017) “Alfabetização e Letramento”. 1. ed. São Paulo: Contexto.
Publicado
17/10/2022
Como Citar
CARVALHO, Camila Nascimento de; SANTOS, Sylvana Karla S. L.; SEGATO, Tiago H. F..
Pimpolho Kids: Um jogo digital para alfabetização infantil. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 64-67.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.224665.