What the Fake: Jogo Interativo para Combate a fake news

  • Daniel L. B. Lobato Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Guilherme J. N. Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Pedro H. F. Salim Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Túlio A. Cordeiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Caroline Q. Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri http://orcid.org/0000-0001-9289-3421

Resumo


À medida em que o mundo desenvolve novas maneiras de manter as pessoas conectadas e facilitam o acesso à informação através de meios digitais, é de se esperar o engajamento das pessoas com o mundo ao seu redor, porém o que temos visto é uma grande maré de notícias falsas, popularmente já conhecidas pelo seu nome em inglês “fake news”, além da própria desinformação em si, que já se torna um fator preocupante. Os motivos são diversos, questões políticas, descrédito em instituições de pesquisa ou até mesmo interesses pessoais. O fato é, seja por questões de ideal político ou a assertividade em cima da falta de embasamento, às fake news prejudicam a todos, exemplo disso foi os acontecimentos durante a pandemia da Covid-19 que levou a um caos sanitário que com responsabilidade e informação necessária, poderiam ter precavido diversas vítimas. Atualmente a desinformação já instaurou solo fértil em nossa sociedade e ficou difícil, mesmo para aqueles que buscam o conhecimento, discernir o que é verdade do que é mentira e desencorajar a população a combater essa prática. Neste trabalho temos por objetivo apresentar uma proposta de solução digital que apoie a reflexão, o conhecimento, a denúncia ou o combate à desinformação, em todas as suas formas, seja conteúdo falso, fabricado, manipulado, etc.

Palavras-chave: Sociedade, Informação, Gamificação, Fake News

Referências

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Publicado
17/10/2022
LOBATO, Daniel L. B.; PEREIRA, Guilherme J. N.; SALIM, Pedro H. F.; CORDEIRO, Túlio A.; SANTOS, Caroline Q.. What the Fake: Jogo Interativo para Combate a fake news. In: COMPETIÇÃO DE DESIGN - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 161-165. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.226275.