What the Fake: Jogo Interativo para Combate a fake news
Resumo
À medida em que o mundo desenvolve novas maneiras de manter as pessoas conectadas e facilitam o acesso à informação através de meios digitais, é de se esperar o engajamento das pessoas com o mundo ao seu redor, porém o que temos visto é uma grande maré de notícias falsas, popularmente já conhecidas pelo seu nome em inglês “fake news”, além da própria desinformação em si, que já se torna um fator preocupante. Os motivos são diversos, questões políticas, descrédito em instituições de pesquisa ou até mesmo interesses pessoais. O fato é, seja por questões de ideal político ou a assertividade em cima da falta de embasamento, às fake news prejudicam a todos, exemplo disso foi os acontecimentos durante a pandemia da Covid-19 que levou a um caos sanitário que com responsabilidade e informação necessária, poderiam ter precavido diversas vítimas. Atualmente a desinformação já instaurou solo fértil em nossa sociedade e ficou difícil, mesmo para aqueles que buscam o conhecimento, discernir o que é verdade do que é mentira e desencorajar a população a combater essa prática. Neste trabalho temos por objetivo apresentar uma proposta de solução digital que apoie a reflexão, o conhecimento, a denúncia ou o combate à desinformação, em todas as suas formas, seja conteúdo falso, fabricado, manipulado, etc.
Referências
Fardo, M. L. (2013). A Gamificação aplicada em Ambientes de Aprendizagem. CINTED UFRGS, Caxias do Sul.
Fiocruz (2022). Pesquisa revela dados sobre 'fake news' relacionadas à Covid-19. Disponível em: [link]. Online. Acesso em: 8 de jun.de 2022.
LUCKY-WORLD (2017). Página Inicial. Disponível em: [link]. Online. Acesso em: 15 de jun.de 2022.
POKEMON-COMPANY and NIANTIC (2022). Página Inicial. Disponível em: https://pokemongolive.com/pt_br/. Online. Acesso em: 15 de jun.de 2022.
TERMO (2022). Página Inicial. Disponível em: https://term.ooo. Online. Acesso em: 10 de jun.de 2022.