UsabilityZero: Can a bad user experience teach well?

Resumo


Interfaces com boa usabilidade ajudam seus usuários a realizar mais tarefas em menos tempo e com menos esforço, o que lhes confere maior satisfação. Dada a vasta gama de opções disponíveis para os usuários hoje, a usabilidade é um importante recurso de interface que pode levar ao sucesso ou fracasso comercial de um sistema de software. Apesar de sua importância, poucas ferramentas educacionais estão disponíveis para auxiliar professores e alunos de usabilidade. Saber mensurar a usabilidade da interface é um dos conceitos básicos que os alunos devem aprender ao estudar o tema. Este artigo apresenta o UsabilidadeZero, um aplicativo web para apoiar o ensino de conceitos de usabilidade para alunos de graduação. Ao utilizar o UsabilidadeZero, os alunos interagem com um sistema que apresenta uma interface com usabilidade reduzida e, posteriormente, com uma interface de usabilidade aumentada. Considerando a utilização do UsabilidadeZero por 64 alunos, as diferenças entre a interface com usabilidade reduzida e aumentada foram: (i) redução de 61,5% no número de cliques; (ii) redução de 62,2% no tempo de execução das tarefas; (iii) aumento de eficácia de 92,9%; e (iv) aumento de 277,3% na satisfação. Durante sua experiência com o UsabilidadeZero, os alunos aprendem como medir a eficiência, eficácia e satisfação das interfaces do usuário. Após o uso do aplicativo, alunos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação que nunca tiveram contato com o assunto puderam identificar os principais aspectos de usabilidade. A percepção dos alunos de eficiência, eficácia e satisfação como medidas de usabilidade foi superior a 80%. Além disso, eles puderam identificar alguns critérios de usabilidade e entender como as medidas mudam quando algumas delas estão presentes no design da interface. Como resultado, mais de 92% desses alunos afirmaram reconhecer a importância da usabilidade para a qualidade de um produto de software e 79% declararam que sua experiência com o aplicativo contribuiria para sua vida profissional.

Palavras-chave: engenharia de software, IHC, usabilidade, ferramentas de ensino

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Publicado
17/10/2022
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LIMA, Adriano Luiz de Souza; BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori. UsabilityZero: Can a bad user experience teach well?. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 232-233. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.224502.