Promovendo Cultura de Design em um Instituto de Ciência e Tecnologia no Brasil
Resumo
O Design tem sido cada vez mais essencial para as organizações como uma disciplina para buscar soluções inovadoras e que atendam plenamente seus usuários. Sendo assim, este artigo apresenta os desafios e ações para promover o Design como cultura organizacional em um Instituto de Ciência e Tecnologia no Brasil e que possui uma ampla gama de projetos distintos. As ações propostas visaram a organização como um todo, dos níveis técnicos às lideranças, resultando na elevação do nível de maturidade em Design da organização.Referências
British Design Council, 2005. "The Double Diamond", disponível em: [link]. Acessado em: 10 de julho, 2024.
Canabarro, A. J. M.; Valentini, B. G.; Ferreira, F. S.; Linden, J. C. S.; Scomazzon, P. (2020). “O papel do design para startups segundo seus gestores”, In: Design em pesquisa, vol. 3, Porto Alegre/RS, Marcavisual, 2020. p. 500-515.
Doherty, R.; Wrigley, C.; Matthews, J.; Bucolo, S. (2014). “Climbing the design ladder: step by step”, In: Proceedings of the 19th DMI: Academic Design Management Conference, Design Management Institute, United States of America, pp. 2578-2599.
Edwirges, K. (2024). “O que são ICTs?”, disponível em: [link], Acesso em: 08 de julho de 2024.
InVision, (2018). "The New Design Frontier", disponível em: [link].
Kretzschmar, A. (2003). “The Economic Effects of Design”, disponível em: [link]. Acesso em: 08 de julho de 2024.
Lau, K. (2020). “Scaling the Design Ladder: 1. Seeing Like a Designer”, disponível em: [link] Acesso em: 08 de julho de 2024.
Sheppard, B.; Sarrazin, H.; Kouyoumjian, G.; Dore, F. (2018). “The Business Value of Design”, McKinsey & Co, disponível em: [link]. Acesso em: 08 de julho de 2024.
Canabarro, A. J. M.; Valentini, B. G.; Ferreira, F. S.; Linden, J. C. S.; Scomazzon, P. (2020). “O papel do design para startups segundo seus gestores”, In: Design em pesquisa, vol. 3, Porto Alegre/RS, Marcavisual, 2020. p. 500-515.
Doherty, R.; Wrigley, C.; Matthews, J.; Bucolo, S. (2014). “Climbing the design ladder: step by step”, In: Proceedings of the 19th DMI: Academic Design Management Conference, Design Management Institute, United States of America, pp. 2578-2599.
Edwirges, K. (2024). “O que são ICTs?”, disponível em: [link], Acesso em: 08 de julho de 2024.
InVision, (2018). "The New Design Frontier", disponível em: [link].
Kretzschmar, A. (2003). “The Economic Effects of Design”, disponível em: [link]. Acesso em: 08 de julho de 2024.
Lau, K. (2020). “Scaling the Design Ladder: 1. Seeing Like a Designer”, disponível em: [link] Acesso em: 08 de julho de 2024.
Sheppard, B.; Sarrazin, H.; Kouyoumjian, G.; Dore, F. (2018). “The Business Value of Design”, McKinsey & Co, disponível em: [link]. Acesso em: 08 de julho de 2024.
Publicado
07/10/2024
Como Citar
DOMINGUES, Mariana Ávila; TANAKA, Eduardo Hideki.
Promovendo Cultura de Design em um Instituto de Ciência e Tecnologia no Brasil. In: IHC NA PRÁTICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 46-50.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.243885.