Reflexão em Jogo: Investigando a Comunicabilidade de um Jogo Crítico de Tomada de Decisão

  • Alairton Sousa Junior UFC
  • Luiz Santos Filho UFC
  • Georgia Pereira UFC
  • Ticianne Darin UFC

Resumo


Este trabalho investiga a comunicabilidade de um jogo crítico de tomada de decisão, fundamentado na Teoria da Autodeterminação (TDA), visando gerar reflexão sobre as consequências do uso de padrões de design em jogos digitais. Através do Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC), o estudo identificou rupturas de comunicabilidade a partir da perspectiva do receptor da mensagem. Os resultados revelaram problemas que impactaram o potencial crítico do jogo, sinalizando aspectos para melhorar o seu impacto reflexivo.

Referências

Barbosa, S. D. J., Silva, B. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. D. J. (2021). Interação humano-computador e experiência do usuario. Auto publicação.

Barr, P. (2016). Critical jostling. G— A— M— E Games as Art, Media, Entertainment, 1(5).

Ryan, R. M. and Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist, 55(1):68.

Zagal, J. P., Björk, S., and Lewis, C. (2013). Dark patterns in the design of games. In Foundations of Digital Games 2013.
Publicado
07/10/2024
SOUSA JUNIOR, Alairton; SANTOS FILHO, Luiz; PEREIRA, Georgia; DARIN, Ticianne. Reflexão em Jogo: Investigando a Comunicabilidade de um Jogo Crítico de Tomada de Decisão. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 124-128. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.244014.