Aquele sobre Linguagem Simples: ou como isso também é IHC

  • Georgia da Cruz Pereira UFC
  • Ticianne Darin UFC

Resumo


O minicurso visa apresentar de maneira geral o conceito de Linguagem Simples (LS) e sua relação com projetos de sistemas interativos, para promover a autonomia dos usuários. É composto de elementos teóricos e práticos para fomentar a compreensão e aplicação dos tópicos abordados por profissionais e pesquisadores. Inclui os princípios da LS, técnicas de análise e etapas para aplicação em projetos de sistemas interativos. Os participantes poderão experimentar com exemplos reais e discutir suas impressões.

Referências

Barboza, E. M. F. (2010). A linguagem clara em conteúdos de websites governamentais para promover a acessibilidade a cidadãos com baixo nível de escolaridade. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 4 n. 1, pp. 52-66.

Barbosa, S. D. J., Silva, B. D., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., & Barbosa, G. D. J. (2021). Interação humano-computador e experiência do usuário. Auto publicação.

Fischer, H.; Montalvão, Claudia; Dos Santos Rodrigues, Erica. (2019) O papel do texto na compreensibilidade de e-serviços. Ergodesign & HCI, [S.l.], v. 7, n. Especial, p. 207-219, dec.

Martins, H. T., da Silva, A. R., & Teixeira Cavalcanti, M. (2023). Linguagem Simples: um movimento social por transparência, cidadania e acessibilidade. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (25).

Sanches, E. C. P., Buenos, J. (2023) A Linguagem Simples: perspectiva de uso e importância no contexto acadêmico de design. Anais do 11o CIDI e 11o CONGIC. Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI Caruaru | Brasil.
Publicado
07/10/2024
PEREIRA, Georgia da Cruz; DARIN, Ticianne. Aquele sobre Linguagem Simples: ou como isso também é IHC. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 5-6. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.241566.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>