Orbis 2.0: Um Toolkit Digital de Técnicas do Design Centrado no Usuário

  • Alairton Sousa Junior UFC
  • Mariana Castro UFC
  • Isabelle Reinbold UFC
  • Jamyle Teles UFC
  • Beatriz Silva UFC
  • Ticianne Darin UFC

Resumo


Para desenvolver um produto baseado no Design Centrado no Usuário (DCU) é necessário ter um amplo entendimento sobre a utilização dos métodos e técnicas disponíveis – bem como precisão em sua aplicação e análise – para subsidiar as decisões de projeto. Este trabalho apresenta o Orbis 2.0, uma adaptação digital do toolkit físico de cartas Orbis, melhorando sua utilidade e versatilidade. Descrevemos suas principais características e potenciais aplicações no ensino e prática da Interação Humano-Computador.

Referências

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Lanter, D. and Essinger, R. (2017). User-Centered Design, pages 1–4. John Wiley Sons, Ltd.

Lowdermilk, J. (2013). Design Centrado no Usuário: Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. Novatec Editora.

Mesquita, V., D. T. (2021). Orbis: Um toolkit para apoio no ensino e prática de técnicas do design centrado no usuário. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).

Nielsen, J. (1995). 10 usability heuristics for user interface design.
Publicado
16/10/2023
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SOUSA JUNIOR, Alairton; CASTRO, Mariana; REINBOLD, Isabelle; TELES, Jamyle; SILVA, Beatriz; DARIN, Ticianne. Orbis 2.0: Um Toolkit Digital de Técnicas do Design Centrado no Usuário. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 22. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 139-143. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.233786.

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