“Do Que Elas Gostam Mais?”: Preferências de Jogadoras Brasileiras em Relação a Aspectos das Interfaces de Jogos Digitais

  • Estela Miranda Batista UFV
  • Helena Cristo Martins UFV
  • Maria Lúcia Bento Villela UFV

Resumo


Apesar do número igualitário de pessoas jogadoras dos gêneros feminino e masculino, as mulheres têm tido baixa representatividade nos jogos digitais. Nesse contexto, este trabalho busca entender a participação feminina nesse universo, com foco no perfil de mulheres jogadoras brasileiras, suas experiências vivenciadas e suas preferências em relação a aspectos da interface desses jogos.

Referências

Eurístines, P., Júnior, J. F., and Machado, M. (2018). Representação de gênero e raça em jogos de videogame. In Textos para Discussão, pages 1–23. GEMAA. [Acesso em 21 de julho de 2024].

Kohler, L., Fronza, L., Sartori, A., Burger, K., and Araújo, J. (2021). A representatividade feminina nos jogos digitais. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 265–269, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

PGB (2024). Pesquisa GameBrasil 2024. [link]. [Online; Acesso em 21 de julho de 2024].
Publicado
07/10/2024
BATISTA, Estela Miranda; MARTINS, Helena Cristo; VILLELA, Maria Lúcia Bento. “Do Que Elas Gostam Mais?”: Preferências de Jogadoras Brasileiras em Relação a Aspectos das Interfaces de Jogos Digitais. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 129-133. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.244018.

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