“Do Que Elas Gostam Mais?”: Preferências de Jogadoras Brasileiras em Relação a Aspectos das Interfaces de Jogos Digitais
Resumo
Apesar do número igualitário de pessoas jogadoras dos gêneros feminino e masculino, as mulheres têm tido baixa representatividade nos jogos digitais. Nesse contexto, este trabalho busca entender a participação feminina nesse universo, com foco no perfil de mulheres jogadoras brasileiras, suas experiências vivenciadas e suas preferências em relação a aspectos da interface desses jogos.
Referências
Eurístines, P., Júnior, J. F., and Machado, M. (2018). Representação de gênero e raça em jogos de videogame. In Textos para Discussão, pages 1–23. GEMAA. [Acesso em 21 de julho de 2024].
Kohler, L., Fronza, L., Sartori, A., Burger, K., and Araújo, J. (2021). A representatividade feminina nos jogos digitais. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 265–269, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
PGB (2024). Pesquisa GameBrasil 2024. [link]. [Online; Acesso em 21 de julho de 2024].
Kohler, L., Fronza, L., Sartori, A., Burger, K., and Araújo, J. (2021). A representatividade feminina nos jogos digitais. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 265–269, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
PGB (2024). Pesquisa GameBrasil 2024. [link]. [Online; Acesso em 21 de julho de 2024].
Publicado
07/10/2024
Como Citar
BATISTA, Estela Miranda; MARTINS, Helena Cristo; VILLELA, Maria Lúcia Bento.
“Do Que Elas Gostam Mais?”: Preferências de Jogadoras Brasileiras em Relação a Aspectos das Interfaces de Jogos Digitais. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 129-133.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.244018.