Interação Natural e Automação no Acesso a Refeitórios Escolares: Uma Solução com Visão Computacional

Resumo


Introdução: O controle de acesso a refeitórios escolares ainda é realizado manualmente em muitas instituições; o que pode ocasionar atrasos; fraudes e desperdício de alimentos. A modernização desses processos é essencial para garantir eficiência e segurança no ambiente escolar. Objetivo: NPropõe-se o desenvolvimento de um sistema automatizado de controle de acesso que integra leitura de código de barras e reconhecimento facial; com foco na rastreabilidade e segurança no uso dos refeitórios. Etapas: A solução realiza registros de entrada e saída dos usuários; acompanhados de imagens capturadas em tempo real. Para isso; são utilizadas câmeras e bibliotecas de visão computacional; como OpenCV e ZBar; integradas a um sistema que favorece a interação humano-computador em contextos escolares. Resultados esperados: Espera-se melhorar a segurança; reduzir fraudes; otimizar a gestão de presenças e minimizar desperdícios alimentares; promovendo maior controle e eficiência nos serviços de alimentação escolar.
Palavras-chave: Controle de Acesso, Reconhecimento Facial, Visão Computacional, Refeitório Escolar, Inclusão Tecnológica

Referências

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Publicado
08/09/2025
FIGUEIREDO, Ana Mara de Oliveira; LOPES, Arthur Miquelito; BORGES, Matheus Vargas. Interação Natural e Automação no Acesso a Refeitórios Escolares: Uma Solução com Visão Computacional. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 23-28. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.12186.