Reconhecimento Visual de Algoritmos Físicos como Ferramenta de Ensino de Programação para Crianças

Resumo


Introdução: A ampliação do acesso à educação em programação tem se mostrado essencial para reduzir desigualdades e promover a inclusão digital desde a infância; especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Objetivo: Este artigo apresenta uma ferramenta educacional para ensino de programação a crianças em vulnerabilidade social; combinando peças físicas de MDF e visão computacional. Etapas: As crianças montam algoritmos concretos que são capturados por imagem e convertidos em código Python automaticamente; usando OpenCV. Resultados esperados: A proposta incentiva o letramento computacional; o pensamento lógico e o engajamento tecnológico de forma lúdica e colaborativa; promovendo inclusão digital e redução das desigualdades educacionais.
Palavras-chave: nclusão Digital, Ensino de Programação, Letramento Computacional, Visão Computacional

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Publicado
08/09/2025
FIGUEIREDO, Ana Mara de Oliveira; COSTA, Guilherme Amaral Ribas da; ALVES, Felipe Basílio; NOGUEIRA, Ianne Lima. Reconhecimento Visual de Algoritmos Físicos como Ferramenta de Ensino de Programação para Crianças. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 6-11. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.12231.