Clique, Corrija e Compreenda: Design Centrado no Usuário para Organização e Correção de provas de Múltipla Escolha

Resumo


Introdução: A correção manual de provas de múltipla escolha costuma exigir longas horas de trabalho docente e introduz risco de falha humana. Este artigo descreve o DETETIF; plataforma web que prepara gabaritos personalizados; organiza estudantes em salas; reconhece marcações em folhas digitalizadas; consolida estatísticas e devolve resultados visualmente claros. O ciclo de design para o desenvolvimento da mesma envolveu docentes; direção e representantes estudantis em sessões semanais; construiu histórias de usuário e avaliou protótipos por meio de inspeções heurísticas e testes controlados. A solução corrige cem provas em cerca de sessenta segundos; alcançou 96;6 % de precisão em 21720 registros e fornece painel que salienta questões mais erradas e turmas com desempenho crítico. O estudo mostra que a combinação de OMR com práticas participativas de projeto eleva a qualidade da experiência e reduz gargalos administrativos.

Palavras-chave: Correção de Provas, OMR, Design Participativo, Análise Educacional

Referências

BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment and Classroom Learning. Assessment in Education: principles, policy & practice, v. 5, n. 1, p. 7-74, 1998.

Victor Ramalho Estanislau, Saulo Henrique Cabral Silva. Do papel ao digital: Modernizando a aplicação e correção de provas utilizando técnicas de PDI e OMR. ANAIS E E-BOOK DO IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Ouro Branco, 2024.

Nielsen, J. Enhancing the explanatory power of usability heuristics. In: Sigchi Conference on Human Factors in Computing Systems Celebrating Interdependence CHI '94, 1994, Boston. Proceedings [...]. New York: ACM, 1994. p. 152-158. DOI: 10.1145/191666.191729.

Zhang, L. et al. Does a distributed practice strategy for multiple choice questions help novices learn programming? International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 15, n. 18, p. 234, 2020. Disponível em: [link].

BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. da. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BRADSKI, G.; KAEHLER, A. Learning OpenCV: Computer vision with the OpenCV library. Sebastopol, CA: O'Reilly Media, Inc., 2008.

FALCÃO, Caleb Alves; SILVA, Rafael dos Santos; HORTÊNCIO FILHO, Fernando W. B.. Rumo a um Dashboard para auxílio na gestão de sangue e plaquetas. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 154-158. DOI: 10.5753/ihc_estendido.2024.243744.
Publicado
08/09/2025
CHAVES ASSUNÇÃO, Allysson Bruno; RAMALHO ESTANISLAU, Victor; CABRAL SILVA, Saulo Henrique. Clique, Corrija e Compreenda: Design Centrado no Usuário para Organização e Correção de provas de Múltipla Escolha. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 40-44. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.12459.