Immersive Access to Amazonian Paleontology: Photorealistic Design and Virtual Deployment at a Public University in Brazil

Resumo


Introdução: O fechamento de um museu paleontológico na Amazônia brasileira interrompeu atividades educativas e o acesso as coleções fossilíferas. Objetivo: Garantir a continuidade por meio do Museu Virtual de Paleontologia da UFAC, como alternativa acessível e imersiva. Metodologia ou Etapas: Os fósseis foram digitalizados por fotogrametria, otimizados e integrados ao Unity pelo Spatial Creator Toolkit, com acesso via web, dispositivos móveis e VR. Resultados: A plataforma já foi adotada em cursos, aumentou o engajamento e superou mil visitas. Próximos passos incluem testes de usabilidade e expansão do acervo.
Palavras-chave: Museu virtual, Fotogrametria, Realidade virtual, Interação Humano-Computador, Patrimônio digital

Referências

Aiello, D., Fai, S., and Santagati, C. (2019). Virtual museums as a means for promotion and enhancement of cultural heritage. The International Archives of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences, 42:33–40.

Anwar, M. S., Yang, J., Frnda, J., Choi, A., Baghaei, N., and Ali, M. (2025). Metaverse and xr for cultural heritage education: applications, standards, architecture, and technological insights for enhanced immersive experience. Virtual Reality, 29(2):51.

Chong, H. T., Lim, C. K., Ahmed, M. F., Tan, K. L., and Mokhtar, M. B. (2021). Virtual reality usability and accessibility for cultural heritage practices: Challenges mapping and recommendations. Electronics, 10(12):1430.

Konstantakis, M., Trichopoulos, G., Aliprantis, J., Michalakis, K., Caridakis, G., Thanou, A., Zafeiropoulos, A., Sklavounou, S., Psarras, C., Papavassiliou, S., et al. (2023). An enhanced methodology for creating digital twins within a paleontological museum using photogrammetry and laser scanning techniques. Heritage, 6(9):5967–5980.

Shehade, M. and Stylianou-Lambert, T. (2020). Virtual reality in museums: Exploring the experiences of museum professionals. Applied sciences, 10(11):4031.

Teixeira, N., Lahm, B., Peres, F. F. F., Mauricio, C. R. M., and Xavier Natario Teixeira, J. M. (2021). Augmented reality on museums: the ecomuseu virtual guide. In Proceedings of the 23rd Symposium on Virtual and Augmented Reality, pages 147–156.

Vieira, V., Oliveira, E., Menin, A., Clua, E., Winckler, M., and Trevisan, D. (2024). Understanding affordances in xr interactions through a design space. In Proceedings of the XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–14.
Publicado
08/09/2025
DA SILVA, Letícia L. A.; D'APOLITO, Carlos; VIEIRA, Victor A.. Immersive Access to Amazonian Paleontology: Photorealistic Design and Virtual Deployment at a Public University in Brazil. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 51-56. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.12847.