VivaVox: Plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa Personalizável e de Código Aberto

Resumo


Introdução: Aplicações computacionais possuem um grande potencial de suporte à comunicação de pessoas com Necessidades de Comunicação Complexas (NCC). Todavia; o alto custo e a complexidade dessas aplicações é um obstáculo tanto para a sua adoção quanto para a pesquisa de novas técnicas de interação. Objetivo: O objetivo principal foi prover uma ferramenta baseada em pranchas personalizáveis de código aberto; que simplifique o processo de autoria e diminua o abandono tecnológico decorrente da complexidade das ferramentas existentes. Metodologia: Para elicitação de requisitos foi realizado um mapeamento sistemática da literatura e workshops com terapeutas ocupacionais. Resultados: A solução resultante apresenta funcionalidades como customização intuitiva de grades pictográficas e suporte a métodos alternativos de interação; incluindo o método de varredura; garantindo acessibilidade a usuários com diferentes demandas.
Palavras-chave: CAA, NCC, Tecnologia Assistiva, Prancha Pictográfica

Referências

Bondy, A. e Frost, L. (2001). The picture exchange communication system. Behavior Modification, 25(5):725–744. Curtis, H., Neate, T., e Vazquez Gonzalez, C. (2022). State of the art in aac: A systematic review and taxonomy. In ASSETS 2022 Proceedings of the 24th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Falcão, T. P., Machado, K., Neto, Z. P., Miranda, A., Cavalcanti, A. P., Rodrigues, P., Pereira, C., e Nascimento, A. (2024). 'Should I use my imagination?' An attempt at co-designing a game editor within an app for alternative communication with children with autism. In Proceedings of XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC ’24), New York, NY, USA. ACM. Event held October 07–11, 2024, Brasília, DF. DOI and ISBN placeholders in original.

Gonzales, I. J., Cunha, M. X., e Carvalho, L. T. (2024). Uma prancha digital personalizada para comunicação alternativa e aumentativa de pessoas com tea. Anais do XI Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (EnCompIF 2024), page 90–97.

Klaus, B., Aigner, B., Deinhofer, M., Sabic, A., e Veigl, C. (2024). AsTeRICS Grid: Why Freely Accessible Software is Needed for Democratizing AAC in the Long Term. In Miesenberger, K., Peáz, P., e Kobayashi, M., editors, Computers Helping People with Special Needs. ICCHP 2024, volume 14751 of Lecture Notes in Computer Science, pages 125–136, Cham. Springer.

Light, J., Wilkinson, K. M., Thiessen, A., Beukelman, D. R., e Fager, S. K. (2019). Designing effective aac displays for individuals with developmental or acquired disabilities: State of the science and future research directions. AAC: Augmentative and Alternative Communication, 35(1):42–55.

Wilkinson, K. M., O’Neill, T., e McIlvane, W. J. (2014). Eye-tracking measures reveal how changes in the design of aided aac displays influence the efficiency of locating symbols by school-age children without disabilities. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 57(2):455–466.
Publicado
08/09/2025
T. AMARAL, Victor H.; A. A. L. BRITO, Isabella; R. CUNHA, Bruna C.. VivaVox: Plataforma de Comunicação Aumentativa e Alternativa Personalizável e de Código Aberto. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 78-82. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.13004.