Odontozap: um chatbot para orientar o atendimento de urgências odontológicas no contexto do SUS

  • Luisa M. A. Pinheiro Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0003-0112-5502
  • Francisco A. Germano Universidade Federal do Ceará
  • Monique D. Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Inga F. Saboia Universidade Federal do Ceará

Resumo


Introdução: Muitos pacientes têm dificuldade em identificar se suas queixas odontológicas exigem atendimento de urgência; o que pode impactar negativamente a jornada de cuidado no SUS. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Odontozap; chatbot criado para orientar pacientes em busca por atendimento odontológico de urgência. A pesquisa adota uma abordagem centrada no usuário envolvendo dentistas e pacientes; com etapas de validação; prototipação e realização de testes de usabilidade. O objetivo é explorar como uma tecnologia interativa pode qualificar e facilitar o acesso a serviços de saúde no contexto do SUS.

Palavras-chave: Agente Conversacional, Saúde Digital, Design Centrado no Usuário, Triagem em Urgência Odontológica

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Publicado
08/09/2025
PINHEIRO, Luisa M. A.; GERMANO, Francisco A.; GOMES, Monique D.; SABOIA, Inga F.. Odontozap: um chatbot para orientar o atendimento de urgências odontológicas no contexto do SUS. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 201-205. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.13252.