Odontozap: um chatbot para orientar o atendimento de urgências odontológicas no contexto do SUS
Resumo
Introdução: Muitos pacientes têm dificuldade em identificar se suas queixas odontológicas exigem atendimento de urgência; o que pode impactar negativamente a jornada de cuidado no SUS. Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Odontozap; chatbot criado para orientar pacientes em busca por atendimento odontológico de urgência. A pesquisa adota uma abordagem centrada no usuário envolvendo dentistas e pacientes; com etapas de validação; prototipação e realização de testes de usabilidade. O objetivo é explorar como uma tecnologia interativa pode qualificar e facilitar o acesso a serviços de saúde no contexto do SUS.
Referências
Coelho, M. S., Piva, G. B., Vasconcelos, R. A., Toia, C. C., Santos Zambon, L., & Brenelli, S. (2025). Chatbot Versus Lecture in the Teaching of Endodontic Diagnosis for Undergraduate Students—A Pilot Study. Journal of Dental Education, e13940.
Conselho Federal de Odontologia (2020). O que são emergências e urgências odontológicas? [link] acesso em 20 de junho de 2025
Ferreira, T. K. M., & Vera, S. A. A. (2024). Desafios e Avanços no Atendimento Cirúrgico-Odontológico de Urgência no Sistema Único de Saúde. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(8), 318-328.
McMahon, E., Fetters, T., Jive, N. L., & Mpoyi, M. (2023). Perils and promise providing information on sexual and reproductive health via the Nurse Nisa WhatsApp chatbot in the Democratic Republic of the Congo. Sexual and Reproductive Health Matters, 31(4), 2235796.
Şişman, A. Ç., & Acar, A. H. (2025). Artificial intelligence-based chatbot assistance in clinical decision-making for medically complex patients in oral surgery: a comparative study. BMC Oral Health, 25(1), 351.
