Criação de personas para delinear o perfil de alunas de cursos de graduação de TI e direcionar ações para o fortalecimento e empoderamento feminino

  • Rhenara Alves Oliveira Universidade Federal do Ceará, Russas-CE, Brasil
  • Karina Castelo Branco Universidade Federal do Ceará, Russas-CE, Brasil
  • Anna Beatriz Marques Universidade Federal do Ceará, Russas-CE, Brasil

Resumo


O uso de personas permite obter uma visão das principais características de um público alvo e é amplamente utilizado na proposta de novos produtos e serviços. Esta pesquisa propõe o uso de personas para direcionar a realização de ações de incentivo à permanência e engajamento de alunas nos cursos de TI da Universidade Federal do Ceará no campus de Russas. Foi realizada uma pesquisa baseada em questionário com as alunas do campus para identificar o seu perfil. Com base nos resultados foram criadas três personas. As personas descrevem o perfil das alunas, as problemáticas enfrentadas e fatores de risco que podem acarretar em sua desistência. A partir dos resultados, será possível definir ações a serem realizadas para o fortalecimento e empoderamento das alunas, criando assim uma maior participação feminina nos cursos de TI.
Publicado
22/10/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES OLIVEIRA, Rhenara; CASTELO BRANCO, Karina; BEATRIZ MARQUES, Anna. Criação de personas para delinear o perfil de alunas de cursos de graduação de TI e direcionar ações para o fortalecimento e empoderamento feminino. In: PÔSTERES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 17. , 2018, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2018.4190.